XV JOVEMCOOP: Jovens divulgam \"carta aberta ao cooperativismo\"

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Como forma de divulgar todo o trabalho que vem sendo realizado pelas cooperativas paranaenses, com apoio do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, no preparo dos jovens com as causas cooperativistas e também colocar em ação o tema proposto para esse ano (política e cidadania), um grupo de 21 jovens que participaram do XV Encontro Estadual da Juventude Cooperativista (Jovemcoop), durante três dias da semana passada (30, 31/08 e 01/09), no Hotel Aguativa, em Cornélio Procópio (PR), divulgaram o teor da “Carta Aberta a Comunidade Cooperativista do Paraná”. No texto os jovens fazem um balanço sobre o que foi o encontro, onde participaram 517 pessoas de diversas regiões e afirmam que eventos como esse “tem contribuído decisivamente para a formação e promoção de valores cooperativistas em nossas vidas; repercussão esta, visível em todas as iniciativas de trabalhos com a juventude cooperativista no nosso estado”, ressalta a carta.

Cooperativas - Participaram deste XV Jovemcoop, jovens cooperativistas de 26 cooperativas paranaenses, de São Paulo, Mato Grosso e da OCB. Participam as seguintes cooperativas paranaenses: Batavo, Bom Jesus, C.Vale, Camisc, Capal, Castrolanda, Coagro, Coagru, Coasul, Cocamar, Cocari, Coceal, Cofercatu, Coopavel, Coopermibra, Copacol, Copagra, Copagril, Corol, Integrada, Lar, Nova Produtiva, Coagel e Witmarsum.

Carta – Para que todos possam tomar conhecimento do teor da carta, publicamos a seguir a sua íntegra:


“CARTA ABERTA À COMUNIDADE COOPERATIVISTA DO PARANÁ


Nos dias 30, 31 de agosto e 1 de setembro de 2006, estivemos reunidos entre 470 jovens representando 26 cooperativas do estado do Paraná no XV JOVEMCOOP - Encontro Estadual da Juventude Cooperativista, cujo tema foi Política e Cidadania, objetivando integrar a juventude cooperativista do Estado do Paraná e reforçar a importância da política e da cidadania na construção de um mundo melhor e a participação da juventude nesse processo. Como lema, o encontro foi inspirado em Gandhi que diz: “Nós devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo”.


Reafirmamos que este evento denominado JOVEMCOOP, desde a sua primeira versão, tem contribuído decisivamente para a formação e promoção de valores cooperativistas em nossas vidas; repercussão esta, visível em todas as iniciativas de trabalhos com a juventude cooperativista no nosso estado.


Nesses dias de encontro, convivência e reflexão muitos questionamentos foram surgindo: Qual é a nossa relação com a sociedade ao nosso redor? Como articular uma boa convivência social e mais humanizadora? Podemos reorientar aquilo que julgamos estar desgovernado?


Entendemos, que a consciência da cidadania nos faz ver que todo poder emana do povo e, a seu favor, deve ser exercido. Essa compreensão nos remete aos problemas sociais ocorridos no cenário mundial, bem como exclusão social, miséria, marginalização, racismo, globalização econômica, desastres ecológicos, injustiça e desigualdade social, econômica e política, dentre outros.


A partir dessa reflexão, gostaríamos de compartilhar e dizer algumas palavras que retratam os sentimentos aqui vivenciados:


 Aos nossos pais e familiares: agradecemos por terem nos iniciado nesse solo fértil do cooperativismo, ainda no seio familiar, ratificando que a família é o alicerce da sociedade.


Às nossas unidades cooperativistas: nosso reconhecimento pelo incentivo e oportunidade de representação do quadro jovem das cooperativas. Que os trabalhos realizados nas cooperativas tenham continuidade, mesmo que o setor agrícola enfrente dificuldades. A força juvenil, parte integrante do cooperativismo, tem a responsabilidade em ser protagonista desse modelo na sociedade, para que ele se fortaleça sempre mais.


À OCEPAR e SESCOOP/PR: somos agradecidos pela promoção de mais um evento de qualidade, motivação, seriedade e comprometimento, onde a participação de todos foi fundamental para o bom êxito do mesmo.


À OCB/SESCOOP Nacional: agradecemos pelo apoio, incentivo e confiança a nós jovens fomentando o aprendizado no cooperativismo e incentivando à sua prática. Pedimos, ainda, que a OCB/SESCOOP Nacional seja um agente incentivador e motivador para a participação de outros jovens na vivência do cooperativismo, em todo Brasil.


E, por fim,


À juventude cooperativista paranaense: queremos dizer que acreditamos no cooperativismo como melhor forma de vida em sociedade, pois só com união, cooperação, atitude, paz, amor e solidariedade poderemos construir juntos um mundo melhor.
Que o Deus da paz, da justiça e do amor sempre nos conduza para um cooperativismo comprometido com o SER HUMANO, antes de tudo, por meio do exercício legítimo da Política e Cidadania.”

Conteúdos Relacionados