XVI JOVEMCOOP: Reflexão e integração no Encontro da Juventude Cooperativista

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O XVI JovemCoop foi encerrado na manhã desta sexta-feira (24/08), no Centro de Exposições Horário Rodrigues, no Cietep, em Curitiba. Quase 400 jovens cooperados e filhos de cooperados participaram do evento, que tem por objetivo ampliar a percepção e o conhecimento sobre cooperativismo e reforçar a capacidade de liderança dos jovens. Neste ano o tema foi “Senso de Valor Cooperativista”, e os participantes realizaram oficinas e atividades vivenciais discutindo ética e valores, valorização do homem/mulher do campo, empreendedorismo e inovação, identidade do jovem cooperativista, projetos e liderança (comunicação, mídia, mobilização, sustentação e criatividade).

Avaliação - Para o gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR, Leonardo Boesche, o JovemCoop mais uma vez alcançou seus objetivos e a cada ano aprofunda temas e discussões. “Na edição deste ano os jovens apresentaram resultados dos projetos que desenvolveram no evento de 2006. Houve dificuldades para a concretização, o que mostrou a eles a distância entre a teoria e a prática, o que tornou o trabalho uma experiência enriquecedora para todos”, disse. “Durante os debates e oficinas, as diferenças entre o pensar e o realizar foram temas de reflexão entre os jovens”, lembrou.

Atividades - Ao final das oficinas, os participantes elaboraram uma mandala com frases e reflexões sobre o papel do jovem na vida familiar, social e na cooperativa. Ficou definido entre os participantes que cada cooperativa terá que desenvolver um projeto de responsabilidade social em sua comunidade. Os resultados serão apresentados no próximo encontro de jovens líderes. Os jovens da Batavo, que em 2006 idealizaram o melhor projeto e receberam R$ 1.000 para realizá-lo,  enfrentaram dificuldades, mas não desistiram. O grupo optou por mudar o foco e o alvo do projeto, que originalmente visava à confecção de cobertores para distribuição a comunidades carentes. A ação agora irá beneficiar o Lar de Idosos Santo Antônio, em Carambeí, com apoio à construção de uma nova sede para a entidade assistencial.

Apoio - O Sescoop-PR vai acompanhar a realização deste trabalho e ajudar os jovens a encontrar patrocinadores para o projeto, já que os R$ 1.000 foram devolvidos ao JovemCoop. “Perceber o comprometimento dos jovens com a realização de ações que exigem persistência, liderança, cooperação e integração demonstra a importância de eventos como o JovemCoop”, concluiu. Os jovens se confraternizaram com música e dança, e logo após o almoço às comitivas retornaram ao interior do Paraná. A próxima edição do JovemCoop vai acontecer em Marechal Candido Rondon e a Copagril será a cooperativa anfitriã.

Conteúdos Relacionados