Cocamar soma, até agora, 110 ações em cinco estados voltadas ao Dia de Cooperar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A propósito das atividades relacionadas ao Dia de Cooperar (Dia C), celebrado em 30 de agosto, mesma data em que se comemora o Dia do Voluntariado, a Cocamar Cooperativa Agroindustrial desenvolveu um número considerável de iniciativas voltadas a apoiar a população mais vulnerável e setores da comunidade.
Até então, foram 110 ações, das quais 93 em 87 unidades distribuídas por vários estados, e outras 7 envolvendo a Administração Central no mês de agosto, além de 10 realizações do Programa de Voluntariado que acontece desde o início do ano com foco no Dia C. Na edição 2024 elas somaram 81, sendo 76 nas unidades e 5 na Administração Central.
O número deve aumentar já que o Programa de Voluntariado da cooperativa segue até o final de 2025.
Maringá
No Dia dos Pais, colaboradores voluntários da cooperativa se reuniram na instituição Amor ao Próximo, em Maringá (PR), para preparar uma refeição especial para pessoas em situação de vulnerabilidade.
A arrecadação de livros usados, para encaminhamento ao acervo do Gerar, uma organização não governamental que atua em Maringá no ensino e inserção de jovens aprendizes no mercado de trabalho, foi também realizada como parte das atividades entre os colaboradores da Administração Central e Complexo Industrial em Maringá. Os exemplares passaram por uma curadoria, restauração e foram selecionados de acordo com o gênero literário.
Um grupo de voluntários participou, ainda, no dia 23/8, de um trabalho de limpeza e organização dos espaços da instituição Sopão da Jô, em Sarandi, que atende a centenas de pessoas. No dia 30/8 foi formalizada a entrega da revitalização, com recreação para crianças e famílias.
E durante os dias 26 e 28/8 colaboradores foram convidados a dedicarem parte de seu tempo para a etapa de finalização de fraldas geriátricas na oficina em funcionamento nas instalações do Cocamar Social, cuja produção atende entidades assistenciais do município e região.
Da mesma forma, unidades da cooperativa desenvolveram antecipadamente as ações voltadas ao Dia C, em suas comunidades, finalizadas em 5 de dezembro. São dezenas de atividades.
Doação de sangue
Em Água Boa (MT), Chapadão do Sul e Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul, Maringá, Cianorte, Bela Vista do Paraíso, Londrina, Prado Ferreira, São Jerônimo da Serra, Cornélio Procópio, Apucarana e Ivatuba, no Paraná, Presidente Prudente e Itaí, no estado de São Paulo, colaboradores se uniram para a doação de sangue e, com isso, abastecer hemocentros e salvar vidas.
Reflorestamento e educação ambiental
Já em Altônia, Japurã, Icaraíma, Paranavaí, Centenário do Sul, São Miguel do Iguaçu, Carlópolis, Atalaia, Ângulo, Alvorada do Sul e Rancho Alegre, no Paraná, foram plantadas mudas de espécies nativas em áreas públicas para reflorestamento e educação ambiental.
Bem-estar social
Naviraí (MS), Terra Boa, Apucarana, Nova Londrina, Pérola, Doutor Camargo, Lobato e Douradina, no Paraná, realizaram ações comunitárias voltadas ao bem-estar social, como a conscientização do público em geral para o combate à dengue.
Produtos de higiene e limpeza
Em Loanda, Arapongas, Paraíso do Norte, Cambé, Uraí e Santa Cecília do Pavão, no Paraná, Palmital, Santa Cruz do Rio Pardo e Itaberá, em território paulista, foram arrecadados produtos de higiene e limpeza para famílias em situação de vulnerabilidade.
Idosos
Nas cidades paulistas de Buri e Itapeva, as unidades promoveram visitas e atividades com idosos em lares de acolhimento.
Público infantil
Campo Grande e Ivinhema, no Mato Grosso do Sul, Ibiporã, Cruzeiro do Oeste e Cornélio Procópio, no Paraná, realizaram atividades recreativas e educativas com o público infantil em instituições sociais.
Alimentos
A arrecadação de alimentos para instituições e famílias carentes foi promovida em Chapadão do Céu (GO), Maracaí (SP), Iporã, Tuneiras do Oeste e Londrina, no Paraná.
Roupas
Colorado (PR) e Mirante do Paranapanema (SP) promoveram a arrecadação de roupas para instituições que atendem pessoas carentes.
Fraldas
As unidades de Doutor Camargo, Terra Rica, Sertanópolis, Nova Esperança, Primeiro de Maio, Cruzeiro do Sul, Paiçandu, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Maringá, Santa Fé e Loanda, no Paraná, também produziram fraldas geriátricas para doação a entidades sociais.
Cooperativismo e meio ambiente
Umuarama, Tapira e Jaguapitã, no Paraná, organizaram ação educativa em escolas sobre cooperativismo e meio ambiente.
Refeições
Em Nova Fátima (PR), além de uma ação comunitária voltada ao bem-estar social, foram preparadas e distribuídas refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade. Salto Grande (SP) também preparou e distribuiu refeições com a mesma finalidade. (Assessoria de Imprensa Cocamar)