Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima oferece série de testes para recém-nascidos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A chegada do bebê é um momento de muita alegria e cuidados. Por isso, o Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Fátima da Unimed Curitiba realiza uma série de testes fundamentais para detectar possíveis condições de saúde e garantir o desenvolvimento saudável das crianças. Além das testagens obrigatórias e gratuitas, o Fátima oferece ainda outras opções para as famílias. O pediatra e médico cooperado da Unimed Curitiba, Jorge Venetikides, explica que desde o pré-natal, quando as gestantes passam pelo curso na maternidade, são alertadas para a importância dos exames. “Quanto mais cedo forem feitos, maiores as chances de prevenir complicações e assegurar um futuro saudável para as crianças”, diz. Entre os testes realizados no Fátima estão:   

Teste da orelinha

Conduzido pela equipe de fonoaudiólogos do hospital, é fundamental para detectar perdas auditivas que podem causar atrasos no desenvolvimento da linguagem e da fala.  

Teste do pezinho

Obrigatório por Lei, o teste detecta sete tipos de doenças raras, metabólicas e infecciosas que podem afetar o desenvolvimento físico e neuropsicomotor da criança e que durante a gestação não são possíveis de identificar. 

Além disso, o Fátima oferece ainda o exame ampliado, que é o teste que a Unimed Curitiba disponibiliza sem custo para seus clientes e cobre 14 doenças. E o chamado Master, que amplia até 21 doenças. Esse não tem cobertura pelos planos de saúde, pois não está no rol da ANS, mas pode ser feito de forma particular e tem custo de R$ 370. O teste está disponível na Unimed Laboratório. 

Teste do olhinho

Nele são avaliadas duas condições: catarata congênita e o retinoblastoma, que é um câncer raro de olho. O teste do olhinho também pode detectar outras alterações. Caso algum deles dê positivo, os bebês são imediatamente encaminhados à equipe de oftalmologistas do hospital. 

Teste do coraçãozinho

Exame simples e rápido. Através de um oxímetro de pulso, é feita a mensuração da saturação do oxigênio no recém-nascido para identificar se há alguma cardiopatia congênita. Caso haja alguma alteração, a criança é encaminhada à equipe de cardiologia do Fátima.  

Teste de Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP)

Desde janeiro, o teste para FOP passou a ser obrigatório em todo o país. A Miosite Ossificante Progressiva é uma doença rara, de causa genética, incurável e com incidência em uma em cada dois milhões de pessoas. O exame clínico é para identificar malformações dos dedos grandes dos pés típicos nos recém-nascidos.  

Teste da linguinha

Mesmo sem a obrigatoriedade da legislação brasileira, o Fátima oferece esse teste que detecta alguma alteração no frênulo, membrana que conecta a língua à boca. O frênulo faz com que a criança tenha dificuldade na projeção e na movimentação da língua, dificultando a amamentação.  

Teste do amarelão

O teste mostra se a bilirrubina está aumentada, indicando icterícia. Essa é uma condição em que, às vezes, é preciso que a criança faça fototerapia, que é o banho de luz. Para esse teste, o Fátima oferece um aparelho chamado BiliCheck, que mede a bilirrubina de forma não invasiva por meio da emissão de luz na pele e análise da luz refletida.

Serviços

Confira tudo o que é feito para proporcionar cuidado integral as vidas que acabam de chegar e outros serviços oferecidos no Fátima em unimedcuritiba.com.br/fatima. (Assessoria de Imprensa Unimed Curitiba

Conteúdos Relacionados