Programa Cultivar entrega 1,5 mil mudas de essências aromáticas para a Prefeitura de Maringá

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocamar I 15 09 2025Durante solenidade promovida na tarde de sexta-feira (12/09), na sede da Apae (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), em Maringá (PR), Cocamar Cooperativa Agroindustrial e a instituição formalizaram a entrega para a Prefeitura do município de um lote de mudas de essências aromáticas destinadas à implantação de jardins sensoriais nos 64 Centros Municipais de Educação Infantil da cidade.

São cerca de 1,5 mil unidades de espécies como hortelã, alecrim, lavanda, tomilho, manjericão, capim, camomila e sálvia, produzidas por alunos da Apae que integram o Programa Cultivar, desenvolvido desde 2006 por iniciativa e em parceria com a cooperativa.

Colaboradores

 Por meio dessa realização, 25 alunos são contratados como colaboradores da Cocamar para a produção de mudas de espécies nativas que são doadas a cooperados para a recomposição de Áreas de Preservação Permanente (APPs), bem como a setores da comunidade envolvidos com educação infantil e preservação ambiental. Calcula-se que ao longo de 19 anos já tenham sido produzidas cerca de 1 milhão de mudas.

Presenças

No evento, ao lado de sua equipe, a diretora da Apae, Cacilda Jaloto, e o superintendente administrativo e financeiro da Cocamar, Alair Zago, acompanhado do gerente executivo de Governança, Gustavo Coelho, e da gerente de Responsabilidade Socioambiental, Silvia Podolan, recepcionaram a vice-prefeita de Maringá, Sandra Jacovós, entre outros convidados.

“Iniciativa transformadora”

 Diante dos 13 alunos que fazem parte do programa no período da tarde, e da instrutora Daiane Koehler, a diretora Cacilda Jaloto disse que “O Cultivar é uma iniciativa transformadora”, ao citar ainda que os alunos participantes, com seu trabalho, ajudaram na formação de inúmeras APPs em diversas regiões do estado, bem como em fundos de vale de Maringá.  

A vice-prefeita Sandra Jacovós agradeceu em nome do município e ressaltou a importância que os jardins sensoriais vão ter para o desenvolvimento dos estudantes: “É algo que nossos alunos jamais vão esquecer”.

Por sua vez, o superintendente Alair Zago comentou que o Programa Cultivar transcende ao objetivo inicial de quando foi criado pela cooperativa: “Hoje ele é muito maior, superou todas as nossas expectativas, sempre realizando um trabalho exemplar”.

No viveiro

Após a solenidade, os participantes ciceronearam a vice-prefeita e demais presentes em visita ao viveiro, local ao qual o aluno Célio Roberto Moreira, residente em Floresta, está envolvido desde o começo. “Venho todo dia de ônibus e gosto muito de trabalhar com as plantas”, disse. Aos 42 anos, ele está ligado ao programa quase metade de sua vida.

Em uma área de 36 mil metros quadrados no Contorno Sul, a Apae de Maringá atende a mil pessoas do município e região com deficiência intelectual e múltipla.

Além de Maringá, a Apae conta com um viveiro do Programa Cultivar em Rolândia, onde, igualmente, os alunos que trabalham na produção de mudas são contratados como colaboradores da Cocamar. (Assessoria de Imprensa Cocamar) 

Conteúdos Relacionados