Featured

Semipi e Cooenf estudam parceria para atender população idosa

  • Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2

A Secretaria Estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) apresentou uma proposta de parceria para a Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná (Cooenf), com foco nos cuidados com a população idosa. O assunto foi discutido na sexta-feira (22/08), em uma reunião na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, com as dirigentes da Cooenf e a secretária estadual da Mulher, Pessoa Idosa e Igualdade Racial, Leandre Dal Ponte.

De acordo com projeções do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), 17,6% da população paranaense já é formada por pessoas idosas – mais de dois milhões de habitantes. Entre 2010 e 2022, mais de 70% do crescimento populacional ocorreu justamente nesse grupo. Esse marco demográfico impõe novos desafios para as políticas públicas e exige ainda mais capacitação de profissionais especializados.

Um dos principais objetivos da parceria é investir na formação de cuidadores. “O Estado está trabalhando por meio de iniciativas como o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa, mas precisamos de profissionais para fazer o atendimento em casa ou na instituição. E esse volume de pessoas está vinculado ao trabalho de cuidado”, disse a secretária.

O Programa inclui um Cadastro Estadual do Cuidador de Idosos no Paraná, que vai fornecer dados úteis para a construção de políticas públicas. “Precisamos reconhecer e valorizar esse trabalho. É uma profissão cada vez mais demandada, um novo mercado”, completou a secretária.

O superintendente da Fecoopar, Nelson Costa, mencionou o esforço da Semipi em atuar em causas importantes para as cooperativas. "É importante fazer essa ponte e conversar, e o Sistema Ocepar fica à disposição para fazer a mediação”, disse. Também participaram da reunião o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti e a coordenadora da Relações Institucionais da Ocepar, Daniely da Silva, além das equipes da Semipi e da Cooenf.

Em atuação desde 2020, a Cooenf reúne 525 cooperados enfermeiros e técnicos de enfermagem. “Nós temos acompanhado esse envelhecimento da população e discutido seu impacto na saúde pública. Eu vejo aqui uma oportunidade imensa de capacitar profissionais. Estamos trazendo valorização para a profissão e sempre buscamos trazer inovação social no mercado do cuidado”, disse a presidente da cooperativa, Quitéria Antunes.

FOTOS: Gisele Barão / Assessoria Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados