Maiores e melhores da Revista Exame
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A revista Exame também publicou, como faz todo o ano, sua edição Melhores e Maiores – 500 maiores empresas do Brasil, onde a Coamo surge em 62o lugar, com um faturamento de US$ 1.123,3. A revista traz também as cooperativas paranaenses C.Vale (212o lugar), Cocamar (266o lugar), Integrada (317o lugar), Lar (346o lugar), Coopavel (360o lugar), Agrária (370o lugar), Corol (394o lugar), Copacol (414o lugar), Batavo (450o lugar) e Castrolanda (486o lugar). A revista cita, em 443o lugar, a Batavo que atua no setor de alimentos e bebidas, indicando que é a Batávia. A Coamo, a C.Vale e a Cocamar também inte-gram a lista das 50 maiores empresas do comércio, por vendas. A Coamo está em 15o lugar nesse setor, a C.Vale em 29o e a Cocamar em 43o lugar. A revista fez um ranking interessante: “15 anos em melhores e melhores”, onde são citadas três cooperativas do Paraná: Coamo, Cocamar e Coopervale (hoje C.Vale).
As melhores – A revista Exame também comparou o desempenho global das empresas, indicando as melhores no setor atacado e comércio exterior. Aqui as cooperativas paranaenses se destacam novamente, surgindo a Coamo em 8o lugar, a Agrária em 11o, a Corol em 12o e a Cocamar em 15º lugar. Para chegar a essa posição a revista apurou os setores vendas, lucro líquido, patrimônio, giro, riqueza criada por empre-gado, aplicação no imobilizado, número de empregados e negócios em bolsa. Várias outras cooperativas do Paraná foram citadas entre as dez melhores nos vários itens considerados para obtenção da média ge-ral.
Na comparação, destaque para as cooperativas do PR – Quase no final da revista é publicado um re-sumo comparativo de cada estado, onde são citadas as dez melhores e maiores empresas nos itens cresci-mento, investimento imobilizado, liquidez corrente, rentabilidade, riqueza por empregado e vendas. Aqui, as cooperativas do Paraná surgem com grande destaque, enquanto a participação das cooperativas de ou-tros estados é pouco expressiva. No item crescimento há seis cooperativas entre as dez maiores; no item investimento no imobilizado repete-se o percentual; no item liquidez corrente há cinco cooperativas entre as dez empresas; e quatro cooperativas entre dez empresas do item rentabilidade. E para finalizar, entre as 100 maiores empresas do sul há 13 cooperativas paranaenses, onde a Coamo ocupa o 9o lugar. E entre as 15 melhores no comércio no sul, há sete cooperativas do Paraná.