Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias INTEGRADA: Inauguração Cocriagro

 

 

cabecalho informe

INTEGRADA: Inauguração Cocriagro

Entre as novidades da 60ª Expolondrina, aconteceu a inauguração do espaço Cocriagro, o primeiro hub de inovação da cidade, exclusivo para o agronegócio. A Integrada Cooperativa Agroindustrial é uma das apoiadoras da iniciativa.

Apoio - O presidente da SRP, Antonio Sampaio, lembrou que o projeto recebeu apoio de outras duas grandes instituições, Inquima e Sicredi União Paraná-São Paulo. “Daqui, vão surgir inúmeras soluções para o agronegócio com a inovação como base”, aposta Sampaio.

Projetos em desenvolvimento - O diretor vice-presidente da Integrada, João Francisco Sanches Filho, revelou que “há vários projetos em desenvolvimento, mesmo antes da inauguração oficial. Alguns já em teste com cooperados. Conectamos o produtor rural com o que há de mais novo para aumentar a rentabilidade com redução de custos. E, estamos abertos para outras parcerias, com soluções sustentáveis. Parabéns, Sociedade Rural do Paraná, pela visão no futuro”.

Satisfação - Wellinton Ferreira, presidente do Conselho de Administração da Sicredi União Paraná/São Paulo, declarou a “satisfação em participar desse projeto, que conecta o produtor à inovação. Nossa missão, nessa parceria, é contribuir para aumentar a produtividade, através da tecnologia, pois esse é o caminho para o agro, hoje”.

Melhorias - O gerente técnico da Inquima, Mateus Gimenez Carvalho, acredita que o hub Cocriagro “vai contribuir em muito para melhorar as aplicações e insumos que já procuramos aperfeiçoar através da inovação. Trabalhamos com base na tecnologia e vamos pensar juntos também para o benefício do agronegócio”.

Terceira revolução - O secretário de agricultura do Paraná, Norberto Ortigara, afirmou que “hoje, vivemos uma terceira grande revolução no agro, com os bioinsumos, a edição de genes, a Inteligência Artificial, e Internet das Coisas. Tudo em benefício da produtividade com sustentabilidade. O Cocriagro vem complementar esse caminho, e podem contar com nossa cooperação, no que for possível”.

Recinto Herbert Bartz - Na inauguração, o pioneiro do Sistema de Plantio Direto no Brasil foi homenageado. O espaço foi denominado Recinto Herbert Bartz. Johann Bartz, filho do revolucionário da agricultura brasileira, e o sobrinho, Bodo Bartz, receberam a homenagem, em nome da família. Herbert, faleceu no ano passado, aos 83 anos, depois de mudar os rumos da agricultura no Brasil e na América Latina, ao provar que deixar a palhada após a colheita, rotacionar culturas e manter terraços, protege o solo, aumenta a produtividade e garante a sustentabilidade do agronegócio.

Inovação - O Cocriagro integra um amplo projeto da SRP, de acolher iniciativas de inovação voltadas para fomentar o setor. O Parque Ney Braga é, oficialmente, o ambiente Agro Valley, primeiro parque tecnológico privado do Brasil. Já funciona nas dependências da SRP, a aceleradora de startups Go SRP.

Pandemia - O diretor de inovação da SRP, George Hiraiwa, observou que “a pandemia apenas adiou um projeto que vinha em franco desenvolvimento. Hoje, é realidade. Queremos que esse espaço, além de abrigar startups e empresas, inspire profissionais em favor do agro”.

Escolha - O gerente de planejamento estratégico da Integrada, André Galletti Júnior, diz que a “Integrada escolheu o Cocriagro para atuar fisicamente nessa conectividade com startups, e outros stakeholders porque acredita que é o melhor caminho para desenvolver soluções para o cooperado. Também, esperamos atingir nossos objetivos estratégicos e andar à frente na temática da inovação, fortalecendo não só a cooperativa, mas todo o ecossistema da região de Londrina”.

Fundamental - Para o superintendente geral da Integrada, Haroldo Polizel, “a Integrada entende a inovação como fundamental para a concretização das mudanças necessárias para a humanidade e para o agronegócio. Nossa parceria com o hub Cocriagro procura aproximar o cooperado dessas soluções, além de contribuir para o aumento de produtividade e rentabilidade, com o olhar no ato sustentável. Esperamos colaborar para criar um ambiente saudável, e para o encontro de diversas empresas e startups que buscam os mesmos objetivos”. (Imprensa Integrada)

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco