Início Sistema Ocepar Comunicação Informe Paraná Cooperativo Últimas Notícias MEIO AMBIENTE: Busca pela certificação da produção agropecuária é destacada na abertura da Semana do Meio Ambiente no Sistema Ocepar

 

 

cabecalho informe

MEIO AMBIENTE: Busca pela certificação da produção agropecuária é destacada na abertura da Semana do Meio Ambiente no Sistema Ocepar

Com as presenças dos secretários de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, e da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, foi aberta oficialmente a Semana do Meio Ambiente Cooperativista, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, na manhã desta segunda-feira (03/06). Com o tema Futuro Sustentável, o evento foi transmitido pela internet, com a participação de cooperativistas de todas as regiões paranaenses.

Certificação - Na abertura da programação, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destacou o desafio de buscar a certificação pela produção agropecuária sustentável no Paraná. “O mundo olha para nós de forma injusta, o que falta fazer é demonstrarmos o que estamos fazendo. Vamos poder agregar valor aos nossos produtos em nível internacional e esse desafio será vencido de forma conjunta pelo governo do Paraná e pela iniciativa privada, com a participação decisiva das cooperativas”, frisou Ricken. Ele informou que esse ponto será central dentro do novo Plano Paraná Cooperativo, o planejamento estratégico das cooperativas paranaenses, que será lançado em julho próximo.

Protagonismo - O secretário Natalino Souza falou sobre a importância de a Ocepar assumir o protagonismo desse tema. Ele lembrou que o Paraná foi referência em plantio direto, em cobertura de solo e outras técnicas conservacionistas. “Isso não pode acabar”, destacou. “Estamos vencendo uma etapa importante, de aprovação da lei de sustentabilidade hídrica, que vai permitir resgatar o que era feito nas décadas de 70, 80 e 90, que é remunerar o agricultor por boas práticas. A gente perdeu isso e agora, com essa lei, estamos recuperando”, observou.

Patrimônio ambiental - â€œSe o Paraná tem hoje 30% de cobertura florestal é muito por conta do proprietário rural, do agricultor, dos 3.700 técnicos das cooperativas e do sistema de assistência técnico oficial, o IDR/PR – antiga Acarpa/Emater e Iapar – que trabalharam por isso”, destacou o secretário Everton Souza, titular da pasta do Meio Ambiente. 

Vanguarda - O diretor-secretário da Ocepar, Luiz Roberto Baggio, destacou a importância da interação entre as cooperativas de o governo do Estado no esforço comum de buscar cada vez mais uma produção sustentável. “O que o nosso país tem que fazer é se apresentar como capaz de produzir bem e com sustentabilidade. O Brasil está na vanguarda desta questão e o Paraná lidera esse processo”, pontuou.

Palestra técnica - A abertura da Semana do Meio Ambiente também contou com as presenças do diretor de Políticas Ambientais da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Andreguetto, e do diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro. O evento seguiu com palestra técnica do professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ubiratã Tortato. Mais detalhes na edição desta terça-feira (04/06) do Informe PR Cooperativo.

Atividades - Ao longo da semana estarão ainda sendo divulgadas as atividades alusivas à celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente realizadas pelas cooperativas paranaenses.

 

icone prcoop icone instagram icone facebook icone X icone linkedin icone youtube icone flickr icone endereco