Cooperados da Coamo conhecem a Casa do Cooperativismo Paranaense

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Um grupo de 37 cooperados da Coamo, membros dos comitês educativos das unidades de Candói, Mangueirinha, Palmas, Coronel Vivida e Honório Serpa, estiveram na sede do Sistema Ocepar, na manhã desta quinta-feira (11/09), em Curitiba.

Eles foram recebidos pela analista Cristina Moreira e a advogada Thaine Gabrieli Czelusniak, do Sescooo/PR, que falaram sobre como as três entidades que integram o Sistema Ocepar trabalham em prol do desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) atuando na representação política e institucional; o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Paraná (Sescoop/PR), na formação profissional, promoção social e monitoramento; e a Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar) na representação sindical patronal das cooperativas.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, também deu boas-vindas ao grupo. A visita integra a programação da imersão ao cooperativismo, organizada pela Cooperativa de Turismo Paranaense (Cooptur). Além de conhecer a Casa do Cooperativismo Paranaense, o roteiro inclui outras atividades, como uma visita ao terminal portuário da Coamo em Paranaguá, no Litoral.

Avaliação positiva

“É uma grande satisfação poder conhecer de perto o Sistema Ocepar, que antes acompanhávamos apenas pelas mídias, revistas e outros materiais. Ter esse contato direto com o presidente Ricken e com os membros da Ocepar é muito enriquecedor para mim”, disse o gerente do entreposto de Palmas, Fernando Americo Valim Sagioneti. “Os cooperados que participam deste evento foram escolhidos cuidadosamente, começando pelas unidades, que selecionam representantes para o comitê educativo. Esse comitê tem um papel muito importante nas unidades e sempre havia a demanda de realizar uma imersão para conhecer melhor o Sistema Ocepar. O próximo passo será conhecer também o nosso Porto em Paranaguá, algo que desperta curiosidade, já que não faz parte do nosso dia a dia na produção”, complementou.

“Muitas vezes, como cooperados, não temos plena noção de todo o sistema. Por isso, é fundamental conhecer melhor a estrutura que nos representa, que representa a nossa cooperativa e, consequentemente, a nós também. Acredito que todos que tiverem a oportunidade de visitar o Sistema Ocepar deveriam fazê-lo, para compreender de perto o trabalho realizado em prol das cooperativas e, consequentemente, dos cooperados”, afirmou o cooperado Wilson Olivo, de Palmas.

Sobre a Coamo

Sediada em Campo Mourão, na região Centro-Oeste do Paraná, a Coamo possui 32.241 cooperados, 10.209 cooperados e alcançou receita global de R$ 28,82 bilhões em 2024. Com 121 unidades de recebimento, está presente em 76 municípios dos estados do Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. No ano passado, recebeu mais de 8 milhões de toneladas de grãos, o que representa 2,7% da produção brasileira, e o volume exportado chegou a 4,3 milhões de toneladas.

FOTOS: Júlia Duda / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados