Dia C: cooperativas de todo o Brasil mobilizam comunidades em ações sociais
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Dia de Cooperar, mais conhecido como Dia C, é o maior movimento de voluntariado cooperativista do Brasil e chega em 2025 reafirmando o compromisso das cooperativas com o desenvolvimento das comunidades onde atuam. Celebrado nacionalmente no sábado (30/08), o evento é inspirado no sétimo princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade.
A iniciativa promove a realização de projetos sociais, culturais, ambientais e de saúde, mobilizando cooperativas e parceiros para oferecer serviços gratuitos à população e incentivar o voluntariado. A programação varia em cada estado, mas todas as ações têm o mesmo objetivo: transformar vidas e reforçar o papel social do cooperativismo.
“O Dia C é a expressão mais genuína do cooperativismo brasileiro. Ele mostra que, quando cooperamos, conseguimos transformar realidades e gerar impacto positivo muito além das nossas cooperativas. Cada ação voluntária realizada neste dia reforça nosso compromisso com as comunidades, inspira solidariedade e comprova que o cooperativismo é, de fato, um movimento de cuidado, união e transformação social”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.
Para o presidente, o Dia C é também um chamado à participação das comunidades e um momento de união entre cooperados e sociedade. “Convidamos todos a participarem das ações em suas comunidades, somando forças com as cooperativas para transformar vidas. Quanto mais gente envolvida, maior será o impacto positivo dessa corrente de solidariedade”, acrescenta.
O Dia C deste ano contará com a participação ativa da Geração C, o comitê de jovens do cooperativismo. Engajados nos valores e princípios cooperativistas, esses jovens estarão envolvidos nas ações em diversas regiões do país, contribuindo com energia, criatividade e comprometimento para ampliar o impacto social das iniciativas. Além disso, eles darão visibilidade às atividades em suas próprias redes sociais, que serão repostadas no perfil do Sistema OCB, fortalecendo ainda mais a divulgação das ações do Dia C.
Entre as iniciativas programadas em todo o Brasil estão:
Alagoas (Maceió): atividades de educação, esportes e cultura, além de orientações sobre saúde, atendimento médico e fisioterapia. O evento será no estacionamento do Shopping Pátio Maceió, das 14h às 20h.
Amazonas (Manaus): A partir das 8h, a escola C.E.T.I. Auréa Pinheiro Braga contará com atendimentos médicos, odontológicos e sociais, oficinas de artesanato, atividades recreativas e orientações sobre cidadania.
Bahia (Porto Seguro, Arraial D´Ajuda, Pintadas, Salvador, Itabuna, Irecê, Ilhéus, Itabetinga, Vitória da Conquista, Jequié, Itajuípe): Em Porto Seguro e Arraial D’Ajuda, haverá atendimentos de saúde e ações comunitárias. Pintadas receberá uma grande mobilização na Praça Honorato Gonçalves, em frente ao Sicoob Sertão. Em Salvador, a programação acontece na creche IBCM, no bairro de Nazaré. Em Itabuna, as atividades serão realizadas tanto na Associação de Catadores de Lixo quanto em frente à agência local. Irecê promove o Dia da Saúde na Praça da Prefeitura. Já em Ilhéus, Jequié, Itajuípe, Itapetinga e Vitória da Conquista, iniciativas solidárias também vão envolver instituições sociais e espaços públicos das cidades.
Ceará (Fortaleza): Das 8h à 12h, a Praça dos Mártires contará com serviços de saúde, bem-estar, orientação profissional, educação e cultura, com a participação de 30 cooperativas de diferentes ramos e órgãos públicos.
Espírito Santo (Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Santa Maria de Jetibá, São Gabriel da Palha, Venda Nova do Imigrante, Linhares e Vitória): Do bairro Afonso Cláudio, voluntários saem rumo ao Hemoes, em Vitória, para a campanha de doação de sangue Coopere com a Vida. Em Cachoeiro de Itapemirim, acontece a Tarde Alegre, com entrega de doações e atividades recreativas no Serviço de Acolhimento do município. Já em Castelo, o Parque Beira Rio recebe a corrida de rua Dia C & CoopCastelo, além de serviços gratuitos de saúde e lazer. Em Santa Maria de Jetibá, o destaque é o 1º Passeio Ciclístico do Cooperativismo, em prol dos Bombeiros Voluntários. São Gabriel da Palha promove, no Ginásio de Esportes, um grande evento comunitário com saúde, esporte, lazer e cidadania no dia 31. Em Linhares, a Escola Prefeito Roberto Calmon será palco de uma ação global com serviços gratuitos e até adoção de animais. Já em Venda Nova do Imigrante, a campanha Pequenos Gestos, Grandes Sorrisos mobiliza a comunidade com doações e atividades para famílias em situação de vulnerabilidade.
Mato Grosso do Sul (Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Dourados, Três Lagoas, Naviraí e Mundo Novo): Em Campo Grande, o Poliesportivo Mamede Assem José recebe, das 13h às 17h, atendimentos gratuitos à população, como serviços de saúde, recreação infantil, educação financeira e atividades ambientais. Em São Gabriel do Oeste, haverá arrecadação de alimentos e atividades recreativas no Parque Ecológico. Já em Três Lagoas, a Praça Ramez Tebet será palco de uma grande ação comunitária com serviços de saúde, orientações sobre trânsito, feira de adoção de animais e apoio ao empreendedorismo local. Em Dourados, a campanha de doação de sangue será acompanhada da instalação de um parquinho em centro educacional. Em Naviraí, a mobilização inclui revitalização de praça, construção de brinquedos e atividades voltadas às crianças.
Minas Gerais (Belo Horizonte): programação com música, apresentações culturais, oficinas, espaço kids, educação financeira, espaço saúde e exposição de produtos, das 9h às 13h, na Praça da Assembleia.
Pará (Castanhal e Paragominas): atividades como emissão de documentos, atendimentos de saúde, oficinas educativas, plantio de árvores e a Corrida do Voluntariado no dia 31.
Paraíba (João Pessoa, Campina Grande, Patos, Cabedelo, Santa Rita, Mamanguape, Monteiro, Sapé, Guarabira, São Mamede, Solânea, Bananeiras, Sumé e Itabaiana): Em Castanhal, a Usina da Paz recebe o tradicional Pedal da Cooperação, além de serviços gratuitos como emissão de documentos, atendimentos de saúde e jurídicos, oficinas educativas, atividades recreativas e o projeto Cine Sicredi. Já em Paragominas, a programação será dividida em dois dias: no dia 30, na sede do Projeto Juquinha, haverá brincadeiras e atividades educacionais com crianças, plantio de árvores frutíferas, ações de beleza para mulheres, atualização vacinal, testes rápidos e serviços de saúde e bem-estar. No dia 31, a cidade promove a Corrida do Voluntariado, com inscrições revertidas para o Projeto Juquinha.
Paraná (Curitiba, Mandaguari, Maripá, Ivaiporã, Assis Chateaubriand, Palotina, Marechal Candido Rondon, Pato Branco, Ubiratã, Francisco Beltrão): Em Mandaguari, no dia 30, acontece o 1º Dia de Cooperar e Jogar, com esportes e arrecadação de recursos para a compra de cestas básicas. Em Maripá, a mobilização já recuperou três nascentes com apoio de voluntários. Em Ivaiporã, colaboradores e familiares ajudam na confecção de fraldas para a Casa das Fraldas. Em Assis Chateaubriand, a campanha de doações segue até o dia 30, com repasse às paróquias locais e ao hospital beneficente. Já em Palotina, cooperativas e parceiros se uniram na reconstrução do Lar de Maria, em uma das maiores ações já realizadas na cidade. Em Marechal Cândido Rondon, o destaque é o Dia da Família Atípica, com doação de sangue e rifa solidária. Em Pato Branco, será realizado um mutirão de serviços à comunidade. Em Ubiratã, no dia 31, ocorre a Feijoada do Bem. Em Francisco Beltrão, a mobilização arrecada materiais escolares no Calçadão da cidade. Em Curitiba e Região Metropolitana, a arrecadação também de materiais escolares beneficiará 220 alunos da Escola Social Marista Esperança.
Pernambuco (Petrolina e Recife): Em Petrolina, a agenda inclui caminhada cooperativa, entrega de equipamentos ao hospital, serviços gratuitos de saúde, atividades recreativas para crianças e um aulão coletivo. Já no Recife, o destaque é um dia de atividades abertas ao público, com corrida em família, yoga, oficinas artísticas e de educação financeira, além de doação de sangue.
Piauí (Parnaíba, Teresina e Amarante): serviços de saúde, orientações jurídicas e financeiras, atendimentos educacionais e oficinas de bem-estar.
Rio de Janeiro (Nova Friburgo, Angra dos Reis, Barra do Piraí e Itaperuna): ações de arrecadação e doação de alimentos, roupas e materiais escolares, além de oficinas educativas e mutirões ambientais.
Rio Grande do Sul (Esteio e regiões metropolitanas): ações na Expointer 2025 com doação de sangue, atividades educativas e distribuição de brindes.
Rondônia (Porto Velho e outras cidades): serviços essenciais à população, incluindo saúde, higiene bucal, atividades recreativas e ações de sustentabilidade na Praça do Céu, localizada na Rua Antônio Fraga Moreira, bairro Juscelino Kubitscheck.
Sergipe (Aracaju): programação gratuita com atividades de saúde, educação financeira, orientação jurídica, espaço kids, arrecadação de alimentos e oficinas culturais, na praça Acrísio Garcez
(Sistema OCB)