Exposição do Ano Internacional das Cooperativas e Centenário da Frísia continua aberta até quinta-feira
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
Continua aberta, até quinta-feira (17/07), a exposição comemorativa ao Ano Internacional das Cooperativas e ao Centenário da Cooperativa Frísia, inaugurada no dia 7 de julho, no hall de entrada do Palácio Iguaçu, em Curitiba, numa iniciativa do Sistema Ocepar e Frísia, com apoio do Governo do Estado. A entrada é gratuita.
Com o tema “História, legado e futuro”, ela convida o visitante a fazer uma jornada pela história do cooperativismo, destacando as características, os princípios, números e evolução desse movimento, iniciado em 1844, na Inglaterra, e que está presente em todo mundo. Ilustrada com fotos e textos, destaca ainda o impacto positivo que as cooperativas promovem nas regiões onde atuam.
Na sequência, é possível conferir a trajetória da Frísia, a primeira cooperativa de produção agropecuária do Paraná, que completa 100 anos em 2025, desde a sua fundação por imigrantes holandeses, em 1925, passando pela expansão da cooperativa e sua contribuição para o fortalecimento da agropecuária e agroindústria paranaense. Traz ainda objetos e equipamentos que remontam a outras fases da produção leiteira na região dos Campos Gerais.
Sobre o Ano Internacional
Com o tema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2025 como o Ano Internacional das Cooperativas. A data foi instituída pela resolução 78/175 da ONU, em reconhecimento ao papel transformador das cooperativas na construção de um mundo mais justo, inclusivo e sustentável.
O documento da declaração também reforça a importância das cooperativas na erradicação da pobreza, na promoção da igualdade de gênero, no empoderamento de grupos marginalizados, como mulheres, pessoas com deficiência, povos indígenas e na luta contra a fome e a desigualdade.
Com a decisão, a ONU incentiva seus 195 países-membros a fortalecer as cooperativas, com foco no aspecto institucional e em políticas públicas que possam facilitar o acesso a recursos, tecnologias e apoio governamental. A expectativa é que o movimento seja reconhecido cada vez mais pelo seu impacto positivo, especialmente na inclusão econômica e social.
Sobre a Frísia
Com cerca de 1,1 mil cooperados e 1,2 mil colaboradores, a Frísia é a mais antiga cooperativa de produção do Paraná e a segunda do Brasil. Em 2024, os cooperados produziram 362,2 milhões de litros de leite; 826,8 mil toneladas de grãos; 89 mil toneladas de produção florestal; e 27,9 mil toneladas de carne suína. Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa nasceu em Carambeí (PR), em 1925, como Sociedade Cooperativa Hollandeza de Laticínios, onde está localizada a matriz. Atualmente, está presente em 11 municípios dos Campos Gerais paranaense e possui unidades em três cidades do Tocantins, estado onde começou as atividades em 2016. Saiba mais em frisia.coop.br
Sobre o Sistema Ocepar
Atualmente, o Sistema Ocepar representa mais de 240 cooperativas, dos ramos agropecuário, crédito, saúde, transporte, infraestrutura, consumo, e trabalho, produção de bens e serviços. São mais de 4,01 milhões de cooperados em todo o Paraná, com geração de 146 mil empregos diretos. Das 41 maiores empresas paranaenses listadas no ranking Época Negócios 360º, 16 são cooperativas. Em 130 municípios, as cooperativas são os principais negócios. No ano passado, a receita global das cooperativas do Paraná atingiu R$ 205,6 bilhões.
FOTOS: Reinaldo Reginato e AEN