Jorge Karl recebe o Troféu Ocepar em homenagem à sua liderança no cooperativismo
- Artigos em destaque na home: Artigo Secundário 2
Por sua liderança no cooperativismo, o ex-presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, foi homenageado com o Troféu Ocepar, em reconhecimento à sua trajetória marcada por dedicação e contribuições significativas para o setor agroindustrial e cooperativista. A entrega da honraria ocorreu na manhã desta sexta-feira (29/11), no Encontro Estadual de Cooperativistas, em Curitiba. Karl recebeu o troféu das mãos do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, juntamente com os diretores da Ocepar, Fecoopar e Sescoop/PR, e o governador Ratinho Junior.
“Ao homenagear Jorge Karl como Cooperativista de 2024, estamos reconhecendo sua extraordinária liderança exercida como presidente da Agrária, em especial na revitalização econômica e financeira da cooperativa no final dos anos 1990, o que possibilitou a recondução da Agrária ao caminho desejado por seus cooperados”, destacou Ricken.
Ele falou ainda sobre a participação de Karl na implementação do projeto que resultou na construção da maior maltaria do Brasil, instalada em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, em conjunto com outras cinco cooperativas: Frísia, Castrolanda, Capal, Coopagrícola e Bom Jesus. “Ao invés de continuar soberana na atividade, a Agrária optou por compartilhar sua experiência na produção de malte, aliando as cooperativas da região Centro-Sul do Paraná para otimizar essa atividade altamente especializada. Parabéns, Jorge, Agrária e cooperativas que integram o Projeto Maltaria Campos Gerais pelo belo exemplo de intercooperação”, frisou o presidente do Sistema Ocepar.
“É uma satisfação muito grande receber esse prêmio. Quero agradecer a Diretoria da Ocepar por ter me concedido essa distinção. Eu aceito esse troféu com muito orgulho e ele é fruto de um trabalho conjunto, feito em equipe. Não é apenas trabalho meu, mas de uma equipe, dos meus colegas da diretoria, do Conselho de Administração e, principalmente, dos cooperados da Agrária, que sempre nos apoiaram. Sou muito grato a todos, à minha família e, principalmente ao cooperativismo e ao profissionalismo que conseguimos implementar na Agrária. Não posso me esquecer também dos nossos colaboradores. Esse troféu é o reconhecimento de um trabalho em equipe, sozinho nós não fazemos nada”, afirmou Karl ao agradecer a homenagem.
Trajetória
Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e técnico em Agropecuária pelo Instituto Cristão de Castro (PR), Jorge Karl complementou sua formação com uma pós-graduação em Administração Rural pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em parceria com a Unicentro de Guarapuava (PR). Ele é casado com Ingrid Brandtner Karl, com quem teve dois filhos: Maximilian e Gregor, e duas netas, Isis e Alícia.
Sua atuação no cooperativismo iniciou no ano de 1986 como cooperado da Agrária, sediada no Distrito de Entre Rios, na região Centro-Sul do Paraná. Foi diretor da Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná) em três gestões, de 2007 a 2011, e membro do Conselho Administrativo do Sescoop/PR entre 2007 e 2015.
Em 2023, após 24 anos como diretor-presidente da Agrária, decidiu se dedicar a atividade de produtor rural e à família. Atualmente, Karl preside o Conselho de Administração da Ireks do Brasil, empresa sediada na Alemanha e que atua em parceira com a Cooperativa Agrária, nas áreas de panificação e confeitaria.
Sobre o Troféu Ocepar
O Troféu Ocepar foi instituído pela Diretoria da Ocepar há 46 anos, durante a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, em julho de 1977. A honraria é destinada às pessoas que se destacaram, dentro e fora do cooperativismo, por suas contribuições ao desenvolvimento do setor. O Troféu já foi entregue para 46 personalidades, entre lideranças políticas, empresariais e do cooperativismo.
FOTOS: Cassiano Rosário