A importância do planejamento financeiro para uma vida mais longa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

sisprime do brasil 06 05 2025*Cleomir Kuhnen

A possibilidade de alcançar uma vida longa — com saúde, autonomia e qualidade — já não pertence apenas ao campo da ficção. Graças aos avanços da medicina, ao diagnóstico precoce, a tecnologia e a inteligência artificial, estamos diante de uma revolução silenciosa: a era da longevidade. Uma pesquisa realizada pela revista científica Nature Communications indica que viver mais de 100 anos pode deixar de ser exceção e se tornar uma realidade para muitos. Mas, junto com essa promessa, surge uma pergunta inevitável: qual é o custo de viver tanto?

Se viver mais é uma conquista da ciência, viver bem exige preparo. A longevidade traz consigo novos desafios — e eles não se limitam ao tempo. Com o aumento da expectativa de vida, torna-se essencial repensar como estamos cuidando da nossa saúde física, mental e financeira. Quanto mais longa for a vida, maior será a responsabilidade de sustentá-la com equilíbrio e planejamento. Precisamos de maiores cuidados com nossa saúde física, praticar exercícios físicos e ter uma alimentação equilibrada é fundamental. Esses cuidados também irão refletir para melhorar a nossa saúde mental, outro aspecto muito relevante, ainda mais diante da longevidade.

Embora o foco deste artigo é sobre educação financeira, não podemos ignorar demais aspectos da nossa vida, que são tão importantes quanto as finanças. Se tratando dos desafios financeiros que a longevidade trará, podemos concluir que, se iremos viver mais, iremos gastar mais, então precisamos rever nosso planejamento de vida e de aposentadoria, redefinindo novas estratégias a partir deste novo cenário.

O planejamento financeiro já contempla ações de longo prazo, mas neste cenário de longevidade, devemos rever nossos planos, acrescentando esse período de sobrevida adicional nas projeções que havíamos realizado.

Imagine que você realizou um planejamento tradicional, parar de trabalhar e se aposentar com 60 anos, e acredita que irá viver até 80 anos, aqui temos um cenário de 20 para serem custeados pelos recursos financeiros destinados para este momento.

Mas e agora, se você viver até 100 anos, estamos falando de um tempo adicional de 20 anos, o quanto esses 240 meses irão lhe custar?

Ou seja, diante desta nova realidade, além de readequar o custo financeiro, também deverá repensar a sua carreira profissional, pois talvez seja necessário prorrogar por mais alguns anos a interrupção das suas atividades laborais, tanto pela questão financeira, como para ser manter ativo no mercado de trabalho.

Outra reflexão sobre o tema, será o impacto inevitável da longevidade na coletividade, imagine como os sistemas de saúde público e o INSS serão impactados. Você pode necessitar de um plano de saúde privado por mais tempo, o que irá lhe custar muito mais.

Quanto ao sistema de previdência social, o aumento da expectativa de vida irá demandar ainda mais recursos de um sistema que já demonstra fragilidade no seu modelo. Segundo informações do INSS de dezembro de 2024, 70% dos aposentados recebem até um salário mínimo, essa estatística pode piorar ainda mais, você deverá repensar como construir sua previdência privada para um período mais longo, sem depender da previdência pública.

Todo esse tempo adicional de vida, trará desafios que irão nos acompanhar, como crises econômicas, imprevistos financeiros, cuidados com saúde, pais que devido a idade avançada precisarão de mais apoio dos filhos e com custos que poderão ser elevados. Tudo isso pode gerar um impacto significativo nas finanças pessoais.

A Longevidade deve ser observada, nos aspectos de saúde física, mental e financeira, e desde já, devemos rever nossos hábitos e planos, readequando para essa nova realidade. A educação financeira é uma ferramenta fundamental, que poderá lhe auxiliar muito na tomada de melhores decisões, sejam sobre investimentos, seguros de proteção e gestão do seu patrimônio.

Como você está preparando as finanças para uma vida mais longa?

*Cleomir Kuhnen é profissional da Sisprime do Brasil, com certificação CFP®

Conteúdos Relacionados