Marcos Jank vai falar sobre os impactos da geopolítica nos negócios das cooperativas, nos Encontros de Núcleos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
"Geopolítica e impactos nos negócios das cooperativas" é o tema da palestra que será ministrada pelo professor sênior e coordenador do Centro Insper Agro Global, Marcos Jank, na segunda rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos de 2025 que o Sistema Ocepar promove, nos dias 13, 14, 15 e 16 de outubro, das 13h às 17h.
Jank possui 38 anos de experiência profissional em temas globais do agronegócio, tendo atuado como professor e pesquisador na Esalq-USP, Fea-USP, IRI-USP e no Icone. Foi executivo de empresas, associações de classe, governo e organizações internacionais. Atua como conselheiro na Minerva Foods, Colombo Agroindústria, Cosag-Fiesp e Cebri. Por 10 anos, esteve estudando ou trabalhando com temas globais do agronegócio nos Estados Unidos, Europa (França) e Ásia (Singapura). Engenheiro Agrônomo formado pela Esalq-USP, Jank é mestre em Política Agrícola em Montpellier-França, doutor em Administração pela Fea-USP e livre docente pela Esalq.
Os Encontros de Núcleo ocorrem anualmente em duas etapas, de forma descentralizada, sendo a primeira em março, junto com as pré-assembleias. Em 2025, as reuniões ocorreram de 10 a 13 de março, em Mariópolis, Lapa, Mandaguari e Cascavel, somando 418 participantes de 86 cooperativas.
Agora, serão realizados no dia 13 de outubro, em Guarapuava, com representantes do Centro-Sul, tendo a Agrária e a CooperAliança como anfitriãs. No dia 14 de outubro, o Sicredi Soma vai receber os participantes do Sudoeste, em Pato Branco. No dia 15 de outubro, os cooperativistas do Norte e Noroeste estarão reunidos em Ubiratã, com a Coagru como anfitriã. No dia 16 de outubro, a Cotriguaçu será a anfitriã da reunião com as lideranças do Oeste, em Cascavel.
Programação
A abertura será feita pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, junto com os diretores da entidade e coordenadores de Núcleo. Na sequência, haverá a apresentação das cooperativas anfitriãs e da palestra de Marcos Jank.
Ricken vai tratar sobre as alianças entre cooperativas, que integram uma das ações do Plano Paraná Cooperativo 300 (PRC300), o planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense. Após a manifestação das lideranças cooperativistas, a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, irá falar sobre a certificação no combate à violência contra as mulheres.
Termo de compromisso
Em julho, o Sistema Ocepar e o governo estadual assinaram um termo de compromisso que contempla a adesão ao Selo de Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres, desenvolvido pela Semipi.
Durante os Encontros de Núcleos Cooperativos será feita a divulgação do selo. “Queremos estimular que as cooperativas assumam esse compromisso na base”, explica o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. A iniciativa também vai envolver capacitação e treinamentos das cooperativas no tema.
Lançado em 2023, o Selo de Boas Práticas visa estimular políticas institucionais de enfrentamento à violência, especialmente nos ambientes de trabalho. A proposta, que já conta com certificações junto à Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), chega às cooperativas como passo fundamental para ampliar o alcance do programa no setor produtivo.
Inscrições e informações
Os Encontros de Núcleos Cooperativos têm como público-alvo os presidentes, dirigentes, executivos e líderes cooperativistas paranaenses. Clique aqui para confirmar a presença no evento ou utilize o QRCode que consta no folder.
Mais informações com Neuza Oliveira e Daniele Luana, pelo e-mail