Encontro Regional de Agentes do Centro-Sul é realizado na Sicredi Central PR/SP/RJ

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Aproximadamente 50 pessoas, entre representantes de 14 cooperativas do Centro-Sul e profissionais do Sescoop/PR, estão participando do Encontro Regional de Agentes que está sendo realizado nesta quinta-feira (06/11), na sede da Central Sicredi PR/SP/RJ, em Curitiba. O evento prossegue até às 16h e foi aberto com a presença do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, e do superintendente do Sescoop/PR, José Ronkoski.

O gerente de Gestão de Pessoas da Central Sicredi PR/SP/RJ, Marcos Antônio Primão, deu as boas-vindas e saudou os participantes. Na sequência, o diretor-executivo Maroan Tohme discorreu sobre o Espaço de Educação Padre Theodor Amstad, voltado à formação e desenvolvimento de colaboradores, que recebe mais de 5mil participantes para treinamento por ano na sede da Central.

Ele também ressaltou a importância da atuação do Sescoop/PR para as cooperativas e do trabalho realizado pelos agentes de Desenvolvimento Humano. “Vocês fazem o trabalho acontecer nas cooperativas”, frisou.

Já o superintendente do Sescoo/PR, José Ronkoski, agradeceu a receptividade do Sicredi. Em seu pronunciamento, ele esclareceu a origem dos recursos do Sescoop/PR e as atividades que estão sendo realizadas pela entidade para apoiar o desenvolvimento das cooperativas paranaenses, nas áreas de formação profissional, promoção social e monitoramento.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, enfatizou que a meta do Sistema Ocepar é utilizar 90% dos recursos nas atividades finalísticas da organização. Ele fez um resgate histórico do Sescoop e falou ainda sobre a origem do Programa de Autogestão, criado na década de 1990, com o objetivo de acompanhar o desempenho das cooperativas. “Desde 1991, o Sistema Ocepar faz o levantamento mensal de 41 indicadores das cooperativas”.

Ricken lembrou o período de crise passado pelas cooperativas na época do Plano Real, em 1995. “O cenário econômico complexo prejudicou o desempenho do setor e a Ocepar teve o papel de estabelecer um plano de revitalização das cooperativas, utilizando como informação os indicadores existentes. O governo federal apoiou essa iniciativa, desde que houvesse a profissionalização das cooperativas. Após a realização de um estudo e de percorrer outras entidades do Sistema S, a Ocepar apresentou a proposta para criação do Sescoop, a fim de garantir a sustentabilidade das cooperativas”, relatou. “O recebimento da notícia da publicação da Medida Provisória que estabelecia a criação do Sescoop, em setembro de 1998, foi recebida com grande satisfação por todos nós”, acrescentou.

O dirigente reforçou que, por meio das ações de monitoramento, o Sescoop cuida da “saúde” econômica e financeira das cooperativas. Além disso, a profissionalização da gestão das cooperativas é promovida por meio das atividades de formação profissional. E, acrescentando a área de promoção social, “nós consolidamos a atuação do Sistema S, com o olhar social e programas que impulsionam o cooperativismo”, sublinhou.

Ricken falou sobre o trabalho realizado pelos agentes de Desenvolvimento Humano e destacou ainda a relevância da área de treinamento trabalhar em conjunto com o monitoramento para melhor articulação das ações de treinamento de cada cooperativa. 

"Essa atuação do agente permite garantir que o recurso volte para sua origem e assegure o desenvolvimento das cooperativas", afirmou.

O presidente do Sistema Ocepar encerrou seu pronunciamento falando sobre o Plano Paraná Cooperativo 300 (PRC300), o planejamento estratégico de desenvolvimento sustentável do cooperativismo paranaense.

O gerente de Desenvolvimento Humano do Sescoop/PR, Leandro Marcioski, agradeceu a Sicredi Central PR/SP/RJ por receber o Encontro de Agentes do Centro-Sul. “Nosso objetivo é, além de promover a integração entre esses profissionais que fazem a interlocução das cooperativas com o Sescoop/PR, discutir o Plano de Trabalho para 2026 e aprimorarmos ainda mais este trabalho”, disse.

Programação

Após a abertura, o gerente de Gestão de Pessoas da Central, Marcos Antônio Primão, conversou com os participantes sobre o tema “Do propósito à prática: a jornada educacional do Sicredi”.

Na parte da tarde, as analistas em Educação Corporativa da Agrária, Andreia Batista e Maria Botto, apresentam a experiência de sucesso da cooperativa na área de gestão do conhecimento. Depois, será realizado um workshop destinado à elaboração do Plano de Trabalho Regional para 2026.

Este foi o segundo Encontro Regional de Agentes promovido pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR. Na terça-feira (04/11), foi realizado o evento com representantes das regiões Norte e Noroeste do Estado, na sede da Coamo, em Campo Mourão. No dia 18 de novembro, ocorre o terceiro e último Encontro Regional, com agentes do Oeste e Sudoeste, no Biopark, em Toledo.

Conteúdos Relacionados