Unimed Costa Oeste inicia Programa Jornada Lean com foco em eficiência, padronização e cultura de melhoria contínua

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

unimed costa oeste 10 07 2025Com o objetivo de promover a excelência operacional e fortalecer uma cultura organizacional voltada à melhoria contínua, a Unimed Costa Oeste deu início ao Programa Jornada Lean. A proposta é capacitar colaboradores de diferentes áreas da cooperativa, conectando os desafios do dia a dia a soluções práticas que gerem resultados sustentáveis para a organização.

Conduzido por Vilson Fogaça, especialista em gestão enxuta e treinador da consultoria e escola Yokoten Desenvolvimento Pessoal e Empresarial, o programa possui uma carga horária de 20 horas presenciais, somadas a 6 horas de mentorias online, totalizando 26 horas de formação intensiva com aplicação prática nas áreas da Unimed Costa Oeste.

Participam da Jornada Lean colaboradores de setores estratégicos como gestão da qualidade, contas médicas, núcleo de atenção à saúde, centro de terapias especiais, atenção à saúde, gestão de faturamento, relacionamento, controladoria, farmácia, TI, atendimento, auditoria em saúde e gestão de compras.

Para a gerente administrativa , Rosane Bosio Wurmeister, a iniciativa vai além de um programa de capacitação: trata-se de uma transformação na forma de pensar e agir dos colaboradores. “A Jornada Lean identifica os desperdícios e busca a padronização dos processos para alcançar eficiência. Para que isso aconteça, é necessária a participação ativa das equipes, promovendo um ambiente de colaboração. Já observamos no primeiro encontro, com a mentoria do instrutor, que as equipes buscaram envolvimento e discussão em busca de soluções para a melhoria dos processos propostos”, destacou Rosane.

A filosofia Lean — termo que vem do inglês e significa “enxuto” — é uma forma de pensar e agir que visa à eliminação de desperdícios, à otimização de processos e ao foco constante na melhoria das rotinas de trabalho. 

Prática e resultados

Durante a Jornada Lean, as equipes estão desenvolvendo projetos reais de melhoria, com base em desafios específicos da cooperativa. Cada projeto conta com acompanhamento direto do instrutor, garantindo aprendizado, aplicabilidade e geração de valor.

De acordo com Vilson Fogaça, o objetivo é criar uma cultura permanente de excelência operacional e solução estruturada de problemas. “A grande ideia é que todos os colaboradores estejam atentos a temas críticos como custos, faturamento e sinistralidade. A Unimed Costa Oeste tem um mar de oportunidades e, com essa metodologia, poderemos avançar significativamente na redução de desperdícios e custos, promovendo ganhos reais para a cooperativa”, afirmou. 

Conteúdo estruturado para aplicação imediata

O programa está dividido em cinco módulos temáticos e práticos que contemplam tópicos como princípios do Lean, ferramentas como SIPOC, KPIs Lean, gerenciamento visual e controle de desvios, estratégia Hoshin Kanri, identificação dos sete desperdícios, mapeamento de fluxo de valor (VSM), takt time e balanceamento operacional, eventos Kaizen, pensamento A3 e estruturação prática de projetos de melhoria contínua.

A colaboradora Franciele Zanferari contou que já aprendeu a identificar desperdícios, otimizar processos e pensar de maneira mais eficiente. “Certamente essa experiência trará melhorias reais no meu dia a dia e na minha equipe”, afirmou, com gratidão pela oportunidade de crescimento.

Vilson também destacou o entusiasmo dos participantes: “É gratificante ver o engajamento dos colaboradores da Unimed Costa Oeste. Eles estão abertos ao novo, questionando o que pode ser melhorado e propondo ideias com base no que vivenciam na prática. Esse envolvimento é fundamental para que a jornada Lean realmente se consolide na cultura da cooperativa.” (Assessoria de Imprensa Unimed Costa Oeste)

Conteúdos Relacionados