“Desafios da Infecção Corrente Sanguínea: Melhores Práticas e Impacto Financeiro” é tema do Conecta Científico

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

faculdade unimed 29 10 2024Com o objetivo de alertar e qualificar ainda mais os profissionais da área da saúde, em relação ao impacto das infecções tanto para pacientes e população, quanto para os hospitais, a Faculdade Unimed, em parceria com a empresa Solventum, realizará, nesta quarta-feira (30/10), às 19h, o Webinar Conecta Científico “Desafios da Infecção Corrente Sanguínea: Melhores Práticas e Impacto Financeiro”.

O evento contará com as participações de Carlos Starling, que é coordenador científico do Centro Nacional de Pesquisa Clínica e Tecnológica (CNPCT) do Sistema Unimed; da mestre em enfermagem, professora e especialista em auditoria Aline Monzani; e do enfermeiro Márcio Melo, especialista em epidemiologia e prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (Iras).

Impacto das Infecções na população mundial

Há uma luta para o controle das Infecções Relacionadas a Assistência Hospitalar (IRAS), chamadas comumente de infecções hospitalares, pela frente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que mais de 10 milhões de pessoas vão morrer mundo afora, ao ano, devido às infecções por bactérias extremamente resistentes a antibióticos (superbactérias) a partir de 2050, um óbito a cada 3 segundos.

“Nós melhoramos muito em termos de serviços de controle de Infecções implantados em hospitais brasileiros nos últimos 30 anos, mas as infecções ainda são um problema enorme no Brasil, principalmente aquelas provocadas por bactérias extremamente resistentes”, diz o médico infectologista Carlos Starling, infectologista e especialista em medicina preventiva e social, com mais de 35 anos na lida contra as IRAS (infecções hospitalares).

Falhas nos processos assistenciais, ausência de protocolos e padronizações dos métodos de diagnóstico microbiológico adequado de vírus, bactérias e fungos levam ao uso inadequado de antimicrobianos e à seleção de micro-organismos cada vez mais resistentes. “Hoje, convivemos com pacientes em nossos hospitais com múltiplas comorbidades, os quais são mais idosos e necessitam ser submetidos a múltiplos procedimentos invasivos, e intervenções cirurgias que não eram feitas no passado, além de tratamentos com drogas imunossupressoras para tratamento de doenças até então intratáveis. Dessa forma, a população susceptível a infecções resultantes desses procedimentos aumentou de forma exponencial”, afirma Carlos Starling.

O especialista diz que as quatro infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) mais incidentes no país são Pneumonia Associada à Ventilação, Infecção Cirúrgica, Infecção do Trato Urinário e Infecção da Corrente Sanguínea. “Esta última é evitável em quase 100% das vezes com cuidados adequados.” O médico lembra que, na prática, na maioria dos hospitais, menos de 50% dos profissionais de saúde, higienizam as mãos quando necessário, atitude esta, essencial para se evitar as infecções hospitalares: “e isto após a pandemia da Covid-19, quando todos pensavam que os cuidados durariam para sempre,” comenta Starling. (Assessoria de Imprensa Faculdade Unimed)

Serviço

Tema: Webinar Conecta Científico “Desafios da Infecção Corrente Sanguínea: Melhores Práticas e Impacto Financeiro”

Data/horário: 30 de outubro, às 19h

Palestrantes: Aline Mazoni, enfermeira, mestre em enfermagem e especialista em auditoria; Márcio Melo, enfermeiro, especialista em trauma, urgência e emergência. O médico infectologia Carlos Starling será o mediador 

Inscrições gratuitas:

https://unimed.me/mgrzat

Informações para o Sistema Unimed: 

Luciana Mayer

Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. | (31) 9 8619-2276

Conteúdos Relacionados