Festa da Cevada 2025 integra comunidade em tradição, fé e cultura
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Entre Rios, Distrito de Guarapuava, na região Centro-Sul do Paraná, se prepara para viver mais uma edição da tradicional Festa da Cevada, um evento que celebra a colheita bem-sucedida e expressa gratidão à comunidade. Serão quatro dias consecutivos de festividades, iniciados nessa quinta-feira à noite, na Celebração Ecumênica – um momento de memória e homenagem ao sofrimento dos Suábios do Danúbio durante a Segunda Guerra Mundial, além de um ato de agradecimento pelos resultados alcançados ao longo do ano.
Ao longo das últimas décadas, a Festa da Cevada consolidou-se como um dos principais momentos de confraternização da região, unindo fé, música, gastronomia e tradição. Neste ano, a programação teve início com a Santa Missa, realizada no último domingo, e segue até domingo, dia 19, com uma agenda repleta de atrações religiosas, culturais e festivas, reforçando o sentimento de gratidão e pertencimento que caracteriza o povo suábio-brasileiro.
Nessa quinta-feira, a Celebração Ecumênica, no Centro Cultural Mathias Leh, às 19h30, reuniu fiéis de diferentes crenças em um momento de comunhão e agradecimento. Logo após, às 20h30, o público foi convidado a prestigiar a abertura da nova exposição temporária do Museu Histórico de Entre Rios, intitulada “Ser ou não ser, eis a questão – Teatro e Identidade Suábia”.
Programa Cultural com apresentação de 18 grupos
Nesta sexta-feira (17/10), a festa ganha tons ainda mais vibrantes com o Programa Cultural, dedicado à herança suábia transmitida de geração em geração. A partir das 19h30, o palco do Centro Cultural Mathias Leh recebe 18 grupos de canto, música, dança e teatro promovidos pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira, em um verdadeiro espetáculo de tradição. Às 21h, acontece um dos momentos mais aguardados: a abertura oficial do primeiro barril de chope.
O ponto alto das comemorações ocorre no sábado (18/10), no Centro de Eventos Agrária, com a tradicional Peixada e o animado Baile Suábio. A noite começa às 19h com a abertura do salão, seguida pelo jantar às 20h40, embalado pela Orquestra de Sopros da Fundação Cultural. Em seguida, os Grupos de Danças Folclóricas Juvenil e Adulto sobem ao palco, exaltando o orgulho e a vitalidade da cultura local. O baile inicia às 22h30 e se estende até as primeiras horas da manhã, ao som das bandas Die Braububen, Original Donauschwaben Musikanten e Madame Frau.
As festividades se encerram no domingo (19/10), com o almoço típico de Gulasch e estrogonofe, preparado pela Comunidade Luterana da Colônia Cachoeira. A recepção começa às 11h, o almoço é servido ao meio-dia, e, a partir das 13h30, o público é convidado a acompanhar as apresentações folclóricas, que encerram o evento com alegria e espírito comunitário.
Todas as atividades, exceto a Peixada e o Baile Suábio, têm entrada gratuita e são abertas ao público. A Fundação Cultural Suábio-Brasileira, que conta com apoio da Cooperativa Agrária, convida toda a comunidade e visitantes da região a prestigiar mais uma edição da Festa da Cevada e vivenciar a riqueza da cultura e da tradição suábia. (Assessoria de Imprensa Fundação Cultural Suábio-Brasileira)