No Dia da Agricultura, Cocari celebra a atividade e homenageia seus cooperados

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cocari 17 10 2025O Dia da Agricultura, uma data que homenageia uma das atividades mais antigas e essenciais para a vida, é comemorado em 17 de outubro.

Na história da humanidade, a agricultura tem sido a base da sobrevivência, fornecendo alimentos e materiais indispensáveis para a sociedade. Hoje, a atividade se destaca como um dos pilares da economia brasileira, responsável por exportações de produtos como soja, milho, café e açúcar, além de ser um setor em constante evolução tecnológica.

Segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio brasileiro deve alcançar um crescimento de 7,4% no PIB em 2025, totalizando R$ 1,43 trilhão e representando 29,4% do PIB nacional, o maior patamar em 22 anos. Esses números refletem a força e a importância do setor, que enfrenta desafios como mudanças climáticas e aumento da demanda por alimentos, mas continua a se reinventar e prosperar.

A agricultura é uma tradição que atravessa gerações, como relatam Jonas Vandoski e Emerson Penachiotti, cooperados da Cocari. Suas histórias ilustram o amor pelo campo e a importância do apoio cooperativo para o sucesso no agro. 

Legado e paixão pela agricultura

Jonas Vandoski, cooperado da Cocari em Ponta Grossa (PR), relembra sua infância, quando começou a trabalhar na lavoura ao lado do pai. "Eu era piazinho ainda. Era tudo serviço braçal, lidávamos com cavalo. Era uma alegria só quando o pai chamava para ir junto na roça e me ensinava a trabalhar com o aradinho de cavalo e carroça”, recorda.

Ele conta que não se esquece do primeiro dinheiro que ganhou, fruto do início com a lavoura de fumo. “Foi marcante e me ensinou o valor do trabalho", destaca Jonas.

Hoje, o produtor deposita sua esperança na Cocari, que já trouxe avanços para a região, mas ainda tem potencial para expandir investimentos e tecnologias. Ele também aconselha os jovens a persistirem na agricultura, mesmo diante das adversidades: "A agricultura tem altos e baixos, mas é gratificante. Com amor e carinho, dá certo", garante. 

Satisfação de trabalhar no campo

Com 52 anos de idade e um filho engenheiro agrônomo, Emerson Penachiotti, cooperado em Itambé (PR), tem sua trajetória profundamente enraizada na agricultura. "Minha vida toda foi no agro, assim como a história dos meus pais e toda a minha família, e eu segui nesse ramo também. Trabalhar no campo é uma satisfação muito grande porque você cuida de uma planta, é um ser vivo. Cuida, zela, protege, até a fase final, que é a colheita, e depois espera colher bons frutos, com a graça de Deus", relata Emerson.

Ele destaca os desafios enfrentados pelos agricultores, que dependem diretamente das condições climáticas. "O agro, toda vida, tem momentos bons e fases mais difíceis. O produtor depende exclusivamente do clima. Então é um negócio a céu aberto, que tem esses percalços no caminho", explica.

Emerson também ressalta o papel fundamental da Cocari no fortalecimento do agronegócio e no suporte aos produtores. "A cooperativa, de modo geral, está para ajudar, para colaborar com o produtor na parte de consultoria técnica, tecnologias, vendas e também na comercialização”, aponta. “A Cocari dá um suporte para o produtor no aspecto geral, desde o plantio até a colheita, seguro agrícola e contratos futuros para maior segurança", afirma. 

Celebrando o futuro do agro

Neste Dia da Agricultura, é essencial reconhecer o esforço e a dedicação dos agricultores, que transformam desafios em oportunidades e garantem o sustento de milhões de pessoas.

Para Jonas, a Cocari foi responsável por uma conquista marcante: o projeto Sou Mais Cocari, no qual ele foi campeão de produtividade de soja na região dos Campos Gerais, saindo de uma média de 70 sacas para 203 sacas por hectare. "Foi um marco bem interessante e tenho orgulho dessa conquista", comemora.

A agricultura brasileira, com sua força e inovação, continua a ser um exemplo de resiliência e progresso. Que esta data inspire mais investimentos, uso de tecnologias e grandes parcerias, como a estabelecida pela Cocari e empresas parceiras junto aos cooperados e para que a agricultura siga crescendo e fortalecendo o Brasil. Afinal, como bem disse Jonas, "com amor e carinho, dá certo". (Assessoria de Imprensa Cocari)

Conteúdos Relacionados