Rally Cocamar: braquiária amplia espaço em regiões de solos mistos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A adesão dos produtores a práticas sustentáveis como o consórcio milho e braquiária no inverno, que se reflete na melhoria do solo e beneficia também diretamente a cultura de verão com a palhada, está se tornando mais comum nas regiões de terras mistas atendidas pela Cocamar, no Paraná.

Em visita na última quarta-feira (15/10) ao município de Astorga, o Rally Cocamar de Produtividade conheceu produtores que, pela primeira vez, investiram na braquiária e, como resultado, não têm do que reclamar. É o caso dos irmãos e sócios José Geraldo e Marcelo Felipe Dornelas Almada, que detêm 115 alqueires entre áreas próprias e arrendadas.

Atendidos pelo engenheiro agrônomo Ricardo Xavier, da unidade local da cooperativa, eles decidiram experimentar o consórcio após a colheita de soja no início deste ano, semeando o milho e a braquiária. “A gente viu que era preciso fazer alguma coisa para melhorar a cobertura do solo e enfrentar as altas temperaturas”, comentou José Geraldo.

Satisfação

Eles se prepararam e, orientados por Ricardo, foram em frente com a braquiária. E embora sabendo que no primeiro ano o capim poderia competir com o milho, os irmãos colheram a média de 246 sacas por alqueire, dez a mais que na safra anterior. Claro que alguns fatores devem ser considerados nessa conta, como o clima mais favorável durante o último período de inverno em relação ao anterior, mas ambos disseram ter ficado satisfeitos com a experiência e a ideia é trabalhar sempre com a braquiária a partir de agora. “Observamos também que a terra ficou mais macia”, citou José Geraldo. 

De acordo com o agrônomo Ricardo, a consolidação dessa prática leva anos, mas oferece muitos benefícios imediatos, como o rompimento da camada de compactação do solo, a melhor capacidade de infiltração da água das chuvas devido ao intenso enraizamento da braquiária, a ciclagem de nutrientes de camadas inferiores e a proteção da superfície com a palhada deixada após a dessecação. A cobertura, além de proteger da erosão, evita o superaquecimento, preserva a umidade por mais tempo e inibe o desenvolvimento de ervas de difícil controle. Ele observa: “Se, por questão de competição, a braquiária tirar inicialmente alguma produtividade do milho no inverno, compensará com sobras no aumento da produtividade da soja”.

Tecnologias

 Receptivos a tecnologias, os irmãos possuem maquinários e equipamentos John Deere em sua frota e, entre outros aspectos, investem na linha de fertilizantes Viridian, da Cocamar. Tudo na busca pelo aumento da produtividade da soja, uma necessidade diante da constante elevação dos custos. Na safra 2024/25, a média deles foi de 135 sacas por alqueire, ficando dentro do histórico, mas avaliam que o potencial é muito maior.

A semeadura da safra

 Até a quarta-feira, eles haviam semeado 38,5 alqueires da safra 2025/26 e, segundo José Geraldo, o solo ainda estava muito molhado em razão das recentes chuvas. Mas, a expectativa é finalizar a operação até o final do mês.

Sobre o Rally

O Rally Cocamar de Produtividade, em sua 11ª edição, conta com o apoio da Corteva, Sicredi Dexis, Fertilizantes Viridian e Nissan Bonsai Motors e, na visita à família Dornelas Almada, em Astorga, além do engenheiro agrônomo Ricardo Xavier, foi acompanhado também pelo gerente da unidade Valdecir Frare, que assumiu há uma semana, e pelo engenheiro agrônomo Renato Paiva Trujilo. (Assessoria de Imprensa Cocamar)

Conteúdos Relacionados