Sistema Ocepar e cooperativas participam da caminhada contra feminicídio

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O combate ao feminicídio levou cerca de duas mil pessoas para o centro de Curitiba, nessa terça-feira (22/07), em uma caminhada promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), em parceria com a Casa Civil, a Defensoria Pública e outros órgãos, e com apoio do Sistema Ocepar.  

Já em sua terceira edição, a caminhada do Meio Dia é uma iniciativa que busca sensibilizar sobre a violência contra as mulheres e é um ato de memória às vítimas de feminicídio.  

A coordenadora de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, Daniely da Silva, representou a instituição e lembrou que, desde a criação da Semipi, o Sistema Ocepar tem se colocado como grande parceiro de suas iniciativas por entender a relevância dos temas abordados e a necessidade de valorização das pessoas nos ambientes de trabalho.

“O combate à violência e o respeito às pessoas e à igualdade são valores inegociáveis para o cooperativismo. Assinamos recentemente um termo de compromisso com a Semipi para aprofundar ainda mais essas discussões com as cooperativas e agora temos, a cada iniciativa, incentivado e apoiado as cooperativas a também participarem, cada vez mais, dos movimentos de defesa destes temas”, pontuou. 

A secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destacou a urgência no enfrentamento à violência contra as mulheres. “O feminicídio é uma ferida que precisa ser enfrentada com políticas públicas, sim, mas também com a união de todos contra a banalização da violência, que é uma questão cultural. Quero agradecer especialmente ao Sistema Ocepar, com todas as cooperativas que representa, com todos os seus cooperados, que têm trabalhado firmemente com o governo do estado no enfrentamento da violência contra as mulheres porque acredita que toda mulher tem o direito de viver sem medo”, afirmou Dal Ponte. 

A Cooperativa de Trabalho de Enfermagem do Paraná (Cooenf) esteve representada durante a caminhada. A enfermeira Bruna Bueno lembrou da afinidade do tema com o trabalho desenvolvido pela cooperativa, na área da saúde. “Estamos aqui porque somos uma rede de proteção disponível às mulheres e apoiamos integralmente esta causa. A cooperativa está pronta a apoiar as vítimas de violência, com atendimento de primeiros socorros e também psicológico, para acompanhar e apoiar essas mulheres, seja por problemas que estejam ocorrendo em seu ambiente de trabalho ou em sua vida pessoal. A Cooenf está presente nessa construção do empoderamento das mulheres”, disse Bueno. 

Dia Estadual 

O Dia Estadual de Combate ao Feminicídio foi estabelecido pela lei 19.873/2019, sancionada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho de 2019. A data de 22 de julho foi escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, assassinada pelo marido em 2018, em Guarapuava. 

Como denunciar

Qualquer pessoa que presencie situações de violência doméstica pode fazer a denúncia. Em casos de emergência ou quando o ato está em andamento, deve-se ligar para a Polícia Militar, no número 190. Também é possível fazer a denúncia pelo Disque 181 ou no site www.181.pr.gov.br e ainda no Disque 180, do governo federal, que também está disponível via whatsapp, no número (61) 99610-0180. (Com informações da Agência Estadual de Notícias

FOTOS: Ari Dias / AEN e Denise Morini / Assessoria de Comunicação Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados