Workshop vai debater como o uso dos dados de máquinas agrícolas pode melhorar as operações e a gestão dos negócios no campo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No dia 29 de setembro, será realizado em Palotina, no Oeste do Paraná, o 2º Workshop “Promovendo o uso de dados de máquinas agrícolas para agricultura de precisão e digital”, no auditório da cooperativa de crédito Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, das 9h às 13h10. O evento é uma realização da Jica, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que conta com o apoio do Sistema Ocepar e Sicredi.
De acordo com os organizadores, na oportunidade, especialistas do Japão e do Brasil estarão reunidos para compartilhar informações e discutir como os dados agrícolas podem impulsionar uma produção mais eficiente e sustentável no campo. O workshop faz parte de um projeto colaborativo entre o Mapa, a Embrapa e a Jica implementado com o objetivo de fomentar a agricultura de precisão e digital no Brasil
A Jica é a agência do governo japonês que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica dos países em desenvolvimento, com o objetivo de contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. Com sede em Tóquio, no Japão, possui 15 escritórios domésticos e 103 escritórios.
Programa
O evento será aberto pelo representante sênior da Jica no Brasil, Shohei Kashiwagi. Na sequência, haverá a palestra do professor emérito da Universidade de Agricultura e Tecnologia de Tóquio, Sakae Shibusawa, que vai falar sobre “Agricultura de precisão e digital no mundo”. O presidente do Comitê Gestor do Portfólio Transformação Digital no Agro da Embrapa, Ricardo Inamasu, fará a apresentação com o tema “Revisitação do conceito do Projeto de Desenvolvimento Colaborativo da Agricultura de Precisão e Digital para o Fortalecimento do Ecossistema de Inovação e a Sustentabilidade do Agro Brasileiro (Copadi)”.
O CEO e designer da Agribus na Agri Info Design, Ltd., Yasuyuki Hamada, falará sobre o sistema de navegação em pequenas propriedades "Agribus". Já o chefe da divisão de Agricultura Digital da Jacto, Guilherme Panes, participa remotamente e tratará da plataforma de agricultura digital “Ekos”.
“Agdatabox – ferramenta de análise dos dados” será o tema abordado pelo diretor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Medianeira, Cláudio Bazzi
O presidente do Comitê Gestor do Portfólio Transformação Digital no Agro da Embrapa, Ricardo Inamasu, também abordará o tema “Conexão e integração dos temas e das atividades atuais (Utilidade dos dados para gerenciar a propriedade e possibilidade de negociar por meio da AgroAPI)”.
O coordenador de Projetos do CIA-Agro, Marcelo Canteri, fará uma apresentação do Módulo Paraná. Depois, o analista técnico do Sescoop/PR, responsável pela área de Inovação, Jaffer Vinicius Besen, vai coordenar o painel “Papel da Agricultura de Precisão na Transformação Digital do campo: Uma visão das cooperativas”.
Na rodada de feedback, será discutido o que os produtores podem esperar ao final do Projeto Copadi. Clique aqui para saber mais.
Inscrições
As inscrições para o evento podem ser feitas por meio de formulário eletrônico. Clique aqui para acessar.