89º DIA INTERNACIONAL DO COOPERATIVISMO: Jovens cooperativistas, protagonistas de um novo tempo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Julho/1/201171151824/{/gallery}Por João Paulo Koslovski (*)
Neste 2 de julho, quando se comemora no mundo o Dia Internacional do Cooperativismo, voltamos nossa atenção para o papel dos jovens como protagonistas de um novo tempo, afinal, o tema escolhido para este ano pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI) é "Juventude, o futuro do cooperativismo".
Juventude esta, que segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), engloba pessoas com idade entre 15 e 24 anos. No mundo hoje existem aproximadamente 1 bilhão de jovens, dos quais 34 milhões representam a nova geração brasileira. Somente aqui no Paraná, de um total de 10.444.526 habitantes, cerca de 1,8 milhão pertencem a esta faixa etária. População que enfrenta desafios diversos como o acesso à educação, limitações de oportunidades para sua inclusão produtiva, insegurança alimentar e, até mesmo, manutenção da própria sobrevivência.
Cada vez mais notamos, em especial no Paraná, a presença dos jovens no sistema cooperativista. Norteados pelos princípios da cooperação, da solidariedade por um mundo mais justo e igualitário, muitos desses jovens estão prontos a contribuir para o desenvolvimento do cooperativismo.
O desafio dos mais experientes é preparar esses jovens para os novos desafios que o mundo impõe, forjar esta nova geração para assumir a sucessão na atividade econômica, seja ela na cidade ou no campo, ou mesmo na cooperativa. Para isto, precisamos cada vez mais dar oportunidades para que obtenham conhecimentos, cresçam, se desenvolvam. O cooperativismo necessita de pessoas preparadas para trabalhar no sistema e, investir nos jovens de hoje, é a garantia de longevidade para as cooperativas de amanhã.
São muitas as ações desenvolvidas pelas cooperativas paranaenses e voltadas para os jovens. O cooperativismo tem o poder de propiciar a esta juventude condições que muitos outros setores da sociedade não têm, de prepará-los para a verdadeira prática da cidadania, através da filosofia da cooperação. Um exemplo disso são os quase 132 mil jovens abrangidos pelo sistema cooperativista paranaense, dos quais, 3 mil do ramo agropecuário participam de forma direta em diversos eventos realizados pelas cooperativas e pelo Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR) ao longo do ano, como o Encontro de Lideranças Jovens do Cooperativismo (Elicoop) e do Encontro Estadual da Juventude Cooperativista (Jovemcoop), este último, com data marcada para acontecer nos 21 e 22 dia julho na cidade de Londrina (PR). Sem falar ainda do importante trabalho realizado pelas 15 cooperativas do ramo educacional que reúnem 3.100 alunos do ensino fundamental, médio e técnico e mais 31 mil alunos de escolas municipais que integram os projetos Cooperjovem e União Faz a Vida.
Portanto, são milhares de jovens envolvidos com ações das nossas cooperativas em comitês, comissões, colegiados, preparando-se para atuar dentro do sistema com profissionalismo, sem perder de vista atuação ética e transparente, dentro dos principais preceitos que exigem o mercado de trabalho de hoje para uma boa gestão administrativa e humana.
Este é o poder mágico que envolve o cooperativismo. Instrumento que ajuda a transformar as pessoas, jovens, crianças, adultos, esposas, maridos, enfim, toda a família, na busca de melhoria das condições de vida com geração de empregos, distribuição de renda e tornar o mundo melhor para se viver.
(*) Presidente do Sistema Ocepar