ACI I: Terremoto do Haiti deve ter grande impacto nas cooperativas locais
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Passados 20 dias do terremoto que devastou o Haiti, a direção Geral do Conselho Nacional de Cooperativas (CNC), após avaliação dos prejuízos e extensão da destruição, enviou à Aliança Cooperativa Internacional para as Américas (ACI -Américas) notícias sobre a situação das cooperativas daquele país. A Caixa Sainte-Anne de Port-au-Prince, uma das mais antigas cooperativas haitianas, perdeu, entre funcionários e sócios, o seu presidente, conforme carta enviada pelo CNC. Importantes cooperativas de crédito como a CLÉ em Léogane, Men Nan Men (MAMEV) em Gressier, a SUCCÈS em Jacmel e a "Koperativ Tèt Ansanm pou Lavi Miyó" (KOTELAM), a maior do país, com 45 mil sócios, foram fortemente afetadas.
Retomada - O terremoto do último dia 12 de janeiro foi considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) a mais letal tragédia das Américas em todos os tempos e um dos piores terremotos do mundo nos últimos cem anos. Entre danos materiais e destruição de estrutura física, foram computadas diversas perdas humanas e não apenas nas cooperativas localizadas em Porto Príncipe, mas também em cidades próximas à capital. Para que essas cooperativas possam retomar suas atividades, necessitarão efetivamente de apoio e financiamento. "O início deste ano está sendo muito difícil para o movimento cooperativista haitiano. Por isso, são fundamentais o apoio e a solidariedade do sistema cooperativista internacional, que no continente conta com a ACI Américas e no Brasil, com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) comentou Márcio Lopes de Freitas, presidente da OCB. A instituição enviou no dia 13 um ofício ao Conselho Nacional das Cooperativas do Haiti, ACI Américas e à embaixada do Haiti, em Brasília (DF) lamentando a catástrofe. A ACI Américas está à frente de uma campanha para arrecadação de fundos de reestruturação do Haiti e colocou à disposição o número de sua conta bancária na Costa Rica para o repasse de doações.
Serviço - As doações podem ser feitas no Banco Nacional de Costa Rica - Agência Central - San José, Costa Rica - Conta em dólares No.605647-7 em Nome da Aliança Cooperativa Internacional - Swift: BNCRCRSJ
Endereço do Banco: Avenida 3 y 5 calle 4. Favor fazer o depósito com a seguinte informação "Contribución para la reconstrucción de cooperativas en Haití". (Informe OCB)