AÇÚCAR II: Puxada pelos preços, produção deverá crescer em 2009/10

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O mix de produção da safra 2009/10, que começa a partir de abril no Centro-Sul do país, vai ter um viés mais açucareiro do que o ciclo anterior. A recuperação dos preços da commodity no mercado internacional, por conta da redução drástica da oferta na Índia, e a queda dos preços do álcool no mercado interno devem estimular as usinas a fazer suas apostas no açúcar. Nesta safra, que se encerra no fim do mês, o mix deve ficar em 39,6% para o açúcar e 60,4% para o álcool. No ciclo 2007/08, ficou em 44,2% para o açúcar e 55,8% para álcool. Na próxima safra, o mix deve voltar crescer para o açúcar, alcançando 43%.

Financiamento - Para evitar que as usinas aumentem fortemente a produção de açúcar, a Unica (União da Indústria da Cana-de-Açúcar) está negociando com o governo federal financiamento para "warrantagem" (estocagem de álcool durante a safra para a venda na entressafra). As usinas necessitam de cerca de R$ 3 bilhões para a estocagem de 4,5 bilhões de litros. Segundo Marcos Jank, presidente da Unica, as negociações para a "warrantagem" ainda estão em andamento. "Desde outubro estamos nos reunindo no Rio e em Brasília [com o governo] para mostrar o problema que o setor enfrenta", afirmou.

Equilíbrio - Jank acredita que os recursos para estocagem podem equilibrar a oferta do produto durante a safra, evitando a pressão de vendas durante o pico da colheita. "Esse mecanismo muda os fundamentos de mercado", observou. Com escassez de crédito no mercado, as usinas, em sua maioria, estão em busca de mecanismos de financiamento para estocagem e também de capital de giro para tocar seus negócios.

Evento - Nesta terça-feira (3/03), Jank lançou oficialmente a 2ª edição do Ethanol Summit, evento bienal que se propõe a debater as questões relevantes do setor, ligadas à produção, utilização e sustentabilidade, com foco especial no etanol. O evento acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de junho, em São Paulo. A conferência será a oportunidade para debater o mercado do etanol para os próximos anos. (Valor Eocnômico)

Conteúdos Relacionados