AFTOSA: Campanha de vacinação contra a febre aftosa começa no dia 1.º de maio
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, lançou oficialmente nesta quarta-feira (30/04), em Cascavel, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa de 2008. O lançamento contou com a participação de autoridades e representantes do setor produtivo, entre os quais o Sistema Ocepar, representado na ocasião pelo seu diretor e presidente da Coopavel, Dilvo Grolli.
Reforço na fronteira - A campanha vai de 1.º a 20 de maio, período em que os produtores terão para imunizar seus rebanhos. Está prevista a vacinação de 9,5 milhões de cabeças de bovinos e bubalinos (búfalos) em todo o Estado.Segundo o secretário Valter Bianchini, este ano a Secretaria vai reforçar ainda mais o trabalho na área de fronteira entre o Paraná e o Paraguai. Todas as propriedades que fazem fronteira com o país vizinho e também com outros Estados vão ter vacinação acompanhada e a vigilância intensificada. Na última campanha, em novembro de 2007, o índice chegou a 98,44%. "Estamos sempre perseguindo os 100% , que é a nossa meta, e para isso contamos com a participação do produtor, que é o responsável pela segurança do seu rebanho", comentou Marco Antônio Teixeira Pinto, chefe da Divisão de Defesa Sanitária Animal (DSA) da Secretaria da Agricultura.
Confiança - O técnico da Secretaria disse estar confiante e espera que com esse trabalho e os demais realizados nas campanhas anteriores o Paraná conquiste o reconhecimento internacional da Organização Mundial de Saúde Animal como Estado livre de febre aftosa com vacinação. De acordo com Marco Antônio, é importante também que o produtor se engaje na campanha, auxiliando o serviço público, informando as propriedades que não estão empenhadas em promover a vacinação. Quem não aderir à campanha de forma voluntária receberá multa no valor de R$ 81,44 por animal não vacinado, alerta Marco Antônio.
Informações - Para orientar melhor os produtores sobre a campanha a Secretaria da Agricultura disponibilizou um link no site www.seab.pr.gov.br, com as informações essenciais sobre como proceder para vacinar o rebanho. Segundo o responsável pela Divisão de Educação Sanitária, Muriel Alessandro Moreschi, acessando o link o produtor poderá saber mais sobre a febre aftosa e suas consequências para o animal, como prevenir, quais os procedimentos para a vacinação, onde comprar e como armazenar as doses da vacina, como comprovar a imunização, além de esclarecer sobre outras dúvidas. (Agência Estadual de Notícias)