AGENDA: Inscrições para Especialização em Comunicação Cooperativista até dia 26/09

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Melhorar o processo e o entendimento dos meios e das estratégias de comunicação das cooperativas do Paraná e preparar os profissionais para os desafios. Este é o objetivo do Curso de Especialização Lato Sensu em Comunicação Cooperativista, lançado pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR, em parceria com a  Pontifícia Universidade Católica do Paraná. O curso, o primeiro do país voltado exclusivamente para comunicadores de cooperativas, recebe inscrições até esta sexta-feira (26/09) e inicia suas aulas na primeira quinzena de outubro, com duração de 16 meses. As turmas, compostas por até 40 alunos, terão aulas presenciais uma vez por mês às sextas-feiras a noite e sábado o dia todo, e semipresenciais, totalizando 360 horas/aulas.

Demanda - Segundo o coordenador de comunicação e imprensa do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, Samuel Milléo Filho, a demanda pelo curso surgiu dos próprios profissionais de comunicação das cooperativas paranaenses. "O conteúdo e a formatação foi pensado levando-se em conta a necessidade de atualização destes profissionais e também o perfil e a conjuntura do setor cooperativista", diz. Por conta disso, as aulas ministradas por  professores da PUCPR, em conjunto com professores indicados pela Ocepar e Sescoop-PR, terão disciplinas voltadas para as diferentes técnicas e formatos de comunicação, entre as quais, assessoria de imprensa, comunicação interna, mídias institucionais, produção de textos e novas mídias. Complementam o programa, disciplinas voltadas para o cooperativismo, e que irão abordar, entre outros assuntos, cenários globais, sociologia da cooperação e marketing estratégico para o cooperativismo. "Ao término de cada módulo, os alunos serão avaliados por meio de trabalho individual orientado pelo respectivo docente. A nota deste trabalho comporá a avaliação final dos alunos a cada etapa (módulo)", destaca Samuel Milléo Filho.

Inscrições - Os interessados devem fazer suas inscrições diretamente no site da PUCPR (www.pucpr.br/cursos/especializacao). Outras informações pelo fone (41) 3200-1150 na assessoria de imprensa do Sistema Ocepar ou pelo e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Rural Tecnoshow enfoca debate sobre a agroinflação

O debate sobre como enfrentar o problema mundial da alta nos preços dos alimentos vai dominar a agenda da 3ª edição do Rural Tecnoshow, evento técnico que será promovido pela Sociedade Rural do Paraná entre 29 de setembro e 5 de outubro, no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina. A programação inclui atividades paralelas, como lançamento da Rural Dinâmica, um espaço dentro do Parque Ney Braga destinado ao incentivo da disponibilização de novas tecnológicas. Nesta área, serão montadas parcelas demonstrativas para aplicação das inovações disponíveis aos agricultores. Dessa forma, associados e agricultores em geral terão acesso a informações atualizadas e acesso a tecnologias usadas no preparo do solo, sistema de plantio, utilização de fertilizantes, sementes, agroquímicos e demais práticas empregadas na produção agrícola.

Programação - A grade de palestras é diversificada e abrange as necessidades práticas dos produtores. A programação inicia com a participação do ministro da Agricultura Reinhold Stephanes, que irá falar com sobre Agroinflação: Saídas e Perspectivas. Em seguida, o ministro participa da cerimônia de lançamento do Centro de Difusão de Tecnologia Agrícola (CDTA). Na seqüência acontecerá uma mesa-redonda com representantes da Embrapa, Iapar, Emater e Rural sobre a temática: Agroindústria - oportunidade para amplia a renda do produtor. A produção de aves e ovos ganha força na programação do 3º Rural Tecnoshow com a realização do 1º Simpósio de Avicultura da Sociedade Rural do Paraná. Também estão programadas as seguintes atividades: 1.º Seminário Regional de Cultivos Florestais, 3.º Simpósio Produção de Leite com Qualidade. 1.º Simpósio de Integração Lavoura Pecuária, e Encontro do Manejo Integrado de Pragas do Norte do Paraná.  Outras informações sobre o evento podem ser obtidas por meio do site www.srp.com.br ou pelo telefone (43) 3378-2005.

 

 

Inscrições abertas para o simpósio de direito cooperativo

Estão abertas as inscrições para o II Simpósio Brasileiro de Pesquisa em Direito Cooperativo, que será realizado entre os dias 13 e 15 de outubro, em Belo Horizonte (MG). O evento é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com apoio do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e do Instituto Brasileiro de Pesquisas e Estudos Ambientais e Cooperativos (IBPEAC).  As inscrições deverão ser individualizadas e feitas até o dia 8 de outubro, no portal Brasil Cooperativo, pelo link, onde está disponível a ficha de inscrição. O objetivo do Simpósio é promover a continuidade do fórum dialético criado na edição realizada em 2007, com participação de juristas de renome nacional, sobre a compreensão da operacionalização das cooperativas, além de capacitar os profissionais atuantes nas unidades estaduais e cooperativas. Mais informações pelo link citado anteriormente ou pelo telefone (61) 3325-8352 e o e-mail Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo..

 

Profissionais da área contábil debatem Escrituração Digital

O Sescoop-PR promove em 02 de outubro no auditório da Cooperativa Coamo, em Campo Mourão, o Fórum de Contadores voltado aos profissionais de contabilidade, auditoria interna e tecnologia da informação. Dentre os temas a serem abordados estão: noções gerais do Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, Escrituração Contábil Digital - ECD, Escrituração Fiscal Digital - EFD, Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Transporte Eletrônico (CT-e). A programação completa do Fórum dos Contadores está disponível no site do Sistema Ocepar www.ocepar.org.br Informações pelo telefone (41)3200-1100 ou e-mail: Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Produção orgânica será debatida em seminário na Embrapa

De 1º a 3 de outubro, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG) sediará o XI Seminário Mineiro sobre Produção Orgânica. Promovido em conjunto com a UFV (Universidade Federal de Viçosa), a Emater-MG e a Epamig, o evento destina-se a agricultores, extensionistas rurais, pesquisadores, estudantes, consumidores em geral e outros interessados na área. O seminário pretende debater as tecnologias e os procedimentos que sustentam a produção orgânica. De acordo com a organização do evento, o evento promove debates de temas da produção animal, da produção vegetal e do processamento familiar de alimentos: "são focalizados os procedimentos de manejo ecológico e sustentável, práticas do cultivo agrícola e da criação animal, assim como a racionalização do uso da propriedade, além das estratégias que possam favorecer a sobrevivência das gerações futuras". Mais informações, inclusive a programação, podem ser conseguidas no endereço www.cnpms.embrapa.br/organica, pelo Este endereço para e-mail está protegido contra spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou pelo (31) 3899-1131. O pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo José Carlos Cruz é o presidente da comissão organizadora do seminário. O evento tem o apoio da Comissão da Produção Orgânica em Minas Gerais.

Conteúdos Relacionados