AGENTES AMBIENTAIS: Sistema Ocepar participa de discussões sobre nova cooperativa no Oeste
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi realizado no dia 4 de junho, em Marechal Cândido Rondon, na região Oeste do Paraná, uma reunião com representantes de diversas entidades do município, entre as quais a Prefeitura Municipal, ONG Amparo, representantes da Câmara dos Vereadores, do Sistema Ocepar e Rozani Holler, representante do Ramo Trabalho da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). No encontro foram discutidas as ações necessárias para a viabilização da cooperativa de agentes ambientais (coletores de materiais recicláveis), as várias etapas de desenvolvimento e quem serão os responsáveis por esse processo. O Sistema Ocepar fará a orientação para a formação da nova entidade cooperativista, que é parte de um projeto que pretende eliminar os aterros para depósitos de lixos de Rondon. Os idealizadores da cooperativa pretendem envolver vários órgãos em sua criação, como o Ibama, Ministério do Trabalho, Itaipu, IAP (Instituto Ambiental do Paraná e SEMA, Secretaria Estadual do Meio Ambiente, escolas e universidades.
Reaproveitamento - A nova cooperativa tem projeto para o reaproveitamento do lixo coletado e busca apoio para o desenvolvimento de um programa piloto na área de meio ambiente. No município, o projeto de coleta seletiva e conscientização ambiental é amplo e inclui, além da criação da cooperativa, uma lei de compromisso ambiental, programa de educação ambiental, separação do lixo para, num futuro próximo, eliminar a necessidade de aterro sanitário na cidade. O assessor cooperativista do Sistema Ocepar, Izaías Gonçalves Lopes, participou da reunião.
O município - Marechal Cândido Rondon (região Oeste) tem 50 mil habitantes e sua economia está baseada na agropecuária (40%), comércio (25%) e indústria (25%). Devido ao tamanho do município e suas atividades econômicas, a preocupação com o meio ambiente é constante, o que levou à elaboração do projeto.