AGO I: Stephanes é homenageado pelas cooperativas do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O ex-ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, foi homenageado pelas cooperativas do Paraná no final da manhã desta sexta-feira (09/04), em Curitiba, durante Assembleia Geral Ordinária do Sistema Ocepar. Ele estava acompanhado da esposa Cristina Stephanes e recebeu das mãos do presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, um diploma de pergaminho com a mensagem: "Os agradecimento das cooperativas paranaenses pelo empenho nas conquistas alcançadas em prol do Cooperativismo e do Agronegócio brasileiro em sua competente gestão como Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil". "Esta é uma pequena e justa homenagem que estamos prestando em reconhecimento ao profissionalismo, postura ética e séria e pela vontade de fazer as coisas acontecerem demonstradas por Stephanes em seu trabalho no Ministério da Agricultura", afirmou Koslovski.

Habilidade - Ainda de acordo com o presidente da Ocepar, Stephanes soube se posicionar, cobrando de forma enfática as soluções para os problemas do meio rural. "Ele fez um trabalho fantástico e teve muita habilidade em conduzir questões polêmicas, como a renegociação das dívidas rurais. Também foi responsável por trazer ministros de outras áreas para amparar políticas do nosso setor. Manteve uma posição firme nos embates envolvendo questões de sanidade animal, contribuindo para que conquistássemos mercados para a carne bovina", frisou Koslovski. Ele destacou ainda a ampliação de recursos destinados ao setor agropecuário. "Nos três anos em que Stephanes esteve à frente da Agricultura, houve 79% de aumento na aplicação de verbas, que passaram de R$ 60 bilhões para R$ 107 bilhões na safra passada", disse. O presidente da Ocepar também lembrou da importância de sua atuação em relação ao trigo, fertilizantes e meio ambiente. "Stephanes foi mais do que um ministro. Ele foi amigo das cooperativas. Em momento algum ele se negou a nos atender", acrescentou Koslovski.

Agradecimento - Reinhold Stephanes deixou o cargo de ministro da Agricultura no final de março, em atendimento à legislação eleitoral, pois pretende concorrer ao próximo pleito, em outubro. Na semana passada, voltou a atuar como deputado federal na Câmara dos Deputados. Ao agradecer a homenagem, ele externou seu reconhecimento ao setor cooperativista. "Vocês todos são ótimos. Agradeço o apoio em todos os momentos pelos quais passei no Ministério da Agricultura e também o carinho e a integração com as cooperativas do Brasil e do Paraná", disse. Ele lembrou que assumiu a pasta em Brasília preocupado em formar uma boa equipe de trabalho e em se integrar sobre o setor agropecuário. "Eu tinha que ser um defensor dos seus interesses e trabalhar junto com os organismos que o representam em torno de um interesse comum. Na medida em que o setor confia em nós, temos que dar as respostas que ele nos solicita", acrescentou o ex-ministro. Stephanes ressaltou ainda a necessidade de maior mobilização das entidades ligadas ao agronegócio, pois, embora o segmento represente uma grande força que impulsiona o desenvolvimento econômico e social do País, ainda não é valorizado e nem reconhecido como deveria. "O setor tem que se envolver nos debates nacionais, ter sua pauta, uma agenda de reivindicações e perseguir seus objetivos, senão as coisas não acontecem, e continuará excluído do processo de decisão do país", frisou.

Presenças - A homenagem ao ex-ministro Reinhold Stephanes também foi prestigiada pelo deputado federal Marcelo Almeida e pelo deputado estadual Reinhold Stphanes Júnior.

Conteúdos Relacionados