AGO IX: Trabalho da Ocepar fortalece o cooperativismo do país, avaliam dirigentes

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Ao avaliar a atuação da Ocepar em 2009, dirigentes das cooperativas do Paraná destacaram a articulação junto aos órgãos do governo, tanto estadual quanto federal, o posicionamento firme frente às demandas do setor cooperativista e a relação de parceria com as cooperativas filiadas como as características mais marcantes do trabalho da organização estadual. "A Ocepar desenvolve um forte trabalho na defesa dos interesses das cooperativas e dos cooperados, seja na busca por recursos, no desenvolvimento de planos de investimentos, ou na solução de problemas que dificultam o crescimento do setor. Por este motivo, tem um papel fundamental dentro do setor cooperativista do estado, contribuindo para que seu o crescimento e fortalecimento", disse o presidente da Copacol, Valter Pitol. "É difícil avaliar o trabalho da Ocepar em poucas palavras, porque foram inúmeras as conquistas obtidas no ano passado e também ao longo da sua história", acrescentou o presidente da Coasul, Paulino Fachin. Segundo ele, ao defender os interesses do cooperativismo do Paraná, a Ocepar acaba beneficiando o setor em todo o país. "Grandes projetos, aqueles que necessitam de mudanças na Constituição, foram elaborados pela nossa organização estadual, que está muito bem preparada para este tipo de ação, já que conhece bem as demandas do setor e há muitos anos desenvolve estudos técnicos em diversas áreas, como meio ambiente, tributação, entre outros", afirmou.

Presença nos debates - Os dirigentes destacaram ainda que no ano passado a Ocepar esteve presente nos principais debates e discussões, em âmbito nacional, envolvendo assuntos de interesse do setor cooperativista, seja mostrando as prioridades do setor ou apresentando propostas para solucionar as demandas das cooperativas e dos cooperados. "A Ocepar tem uma representatividade muito expressiva na esfera política, tanto estadual quanto federal. Hoje, o sucesso das nossas cooperativas se deve muito ao trabalho da Ocepar", afirmou o presidente da Integrada, Calos Murate. De acordo com o dirigente, o apoio e abertura que as cooperativas encontram dentro da Ocepar também merecem ser destacados.  "A Integrada é uma das cooperativas mais novas dentro do Sistema Ocepar, mas desde o início da nossa fundação nós tivemos apoio efetivo na formação da nossa organização, além de orientação em todas as etapas sempre visando a melhor forma de conduzirmos as nossas atividades", comentou.

Todos os ramos - O diretor da Cerpa (Cooperativa de Infraestrutura e Eletrificação Rural de Palotina), Edvino Shadeck, ressalta que este apoio ocorre em todos os ramos.  "Isto acontece porque o objetivo da Ocepar é fortalecer todo o sistema cooperativista. Eu, que sou do ramo de infraestrutura, percebo bem esta questão, porque tenho enfrentado problemas em função de algumas decisões do governo do estado, e a Ocepar sempre esteve disponível para auxiliar e tentar ajudar a solucionar as questões", disse. O presidente da Cooperativa de Transportes Rodoviários e Serviços de Cafelândia (Coopercaf), Dorival Bartzike, também destaca o empenho da Ocepar em representar os interesses de todas as cooperativas, em seus diversos ramos. "A Organização é o nosso braço direito. Se não fosse a Ocepar, o nosso ramo, no caso do transporte, estaria praticamente na estaca zero em termos de organização e desenvolvimento. A equipe da Ocepar tem uma visão ampla de futuro, não só do transporte, mas de todos os segmentos do cooperativismo e, de uma forma bastante profissional, nos mostra os caminhos que podemos seguir sem enfrentar possíveis contratempos lá na frente", afirma.

Transparência - Os dirigentes ressaltaram ainda a iniciativa da Ocepar em reunir as cooperativas para prestar contas das suas ações em prol do cooperativismo. "É muito importante esse momento de reflexão, de avaliação, enfim, de prestação de contas da Ocepar às cooperativas. E o que chama a atenção é o bom momento que o cooperativismo do Paraná está vivendo e isso se deve ao trabalho das cooperativas, dos associados, mas também ao trabalho da Ocepar, especialmente em relação à representatividade política que tem contribuído em muito para o desenvolvimento do cooperativismo no Paraná. As ações realizadas, tanto pela Ocepar como pelo Sescoop-PR, têm facilitado a profissionalização das cooperativas e, por meio disso, temos alcançado o melhor desenvolvimento do setor. Também essa representatividade política faz com que o Sistema Ocepar seja considerado o melhor sistema estadual das cooperativas brasileiras", disse o  presidente do Sicredi Vale do Piquiri, Jaime Basso

Exemplo - O presidente da Coceal, Almir Montecelli, acrescentou que a que Ocepar é considerada uma referência dentro do cooperativismo. "Nós temos um grande orgulho de fazer parte do Sistema Ocepar que hoje é um exemplo a ser seguido, não só no Brasil, como em todo o mundo. Isso foi construído através dos tempos por uma equipe de qualidade e que possui muito profissionalismo, seriedade e compromisso com o cooperativismo. É importante que se diga: a Ocepar tem o que mostrar nesse momento de prestação de contas. E, não é pouca coisa. Podemos dizer que se não fosse o cooperativismo, não seríamos o que somos hoje em termos de Paraná, um estado com bons índices econômicos, social, ambiental, enfim, em todos os setores", disse.

Agradecimento - Já na avaliação do presidente da Central Sicredi PR/SC, Manfred Dasenbrock, a Oepar é uma entidade que tem se esmerado no que faz e dá uma contribuição importante para o setor cooperativista. "A forma de organização por ramo é uma estratégia que valoriza cada segmento e fomenta o fortalecimento e crescimento do cooperativismo como um todo. Isto é algo notório. O ramo crédito somente tem a agradecer por toda a mobilização em favor do cooperativismo de crédito,  especialmente, em prol da aprovação da Lei Complementar 130/09 que inseriu as cooperativas de crédito no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Sendo um  grande agente apoiador e atuando de forma muito positiva, contribui em várias frentes e em vários assuntos, a exemplo do que ocorreu no ano passado, quando diante do receio de que faltasse recursos para crédito rural,  passou a reivindicar e buscar apoio nos canais competentes. Como resultado de toda a mobilização realizada, mesmo com a crise, não faltaram  recursos para o crédito rural. Isto é o resultado de um trabalho voltado para as cooperativas e seus cooperados", concluiu.

Conteúdos Relacionados