AGO OCB I: Freitas é reeleito presidente
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Vinte e sete presidentes de unidades estaduais, entre os quais o presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski, e membros do Conselho de Administração da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) participaram na última quarta-feira (30/04) da Assembléia Geral Ordinária (AGO) da entidade, que aconteceu na Casa do Cooperativismo, em Brasília (DF). Após a eleição do Conselho Diretor, nova denominação do órgão deliberativo da instituição, os diretores vice-presidentes e conselheiros decidiram pela permanência de Márcio Lopes de Freitas à frente da presidência da entidade. Os conselhos de Ética e Fiscal, também eleitos na mesma Assembléia, junto com o Conselho Diretor têm mandato até 2012. O diretor-presidente, por sua vez, foi indicado pelo Conselho Diretor e aprovado pelos participantes da Assembléia, conforme o novo modelo de governança da OCB.
Coordenação - Nos termos do Estatuto Social da OCB, coube à Comissão Eleitoral a coordenação da Assembléia. Essa comissão é integrada pelo coordenador jurídico da OCB, Marco Aurélio Kaluf, e pelos superintendentes do Paraná, José Ricken, e de Goiás, Valéria Mendes da Silva. Foram eleitos seis integrantes do Conselho de Ética, seis do Conselho Fiscal e dez do Conselho Diretor. Este é integrado por cinco vice-presidentes e cinco conselheiros, todos diretores da OCB, sendo cada um deles representante das respectivas regiões do País. A suplência nesses órgãos abrange três integrantes de cada conselho de Ética e Fiscal, e no caso do Conselho Diretor, cinco membros.
Homenagem - Antes da AGO, dirigentes de todas as unidades do Sistema OCB e colaboradores da Casa do Cooperativismo participaram de uma missa solene, que contou com a presença de familiares e amigos de Ramon Belisário, numa homenagem póstuma ao superintendente Técnico do Sistema OCB.
Os novos membros dos Conselhos Diretor, Fiscal e de Ética da OCB para a gestão 2008/2012 são:
Diretores vice-presidentes - Marcos Antônio Zordan; Ronaldo Ernesto Scucato; Onofre Cezário de Souza Filho; Roberto Coelho da Silva e Silvio Silvestre de Carvalho.
Diretores conselheiros - Vergílio Frederico Perius; Esthério Sebastião Colnago; Celso Ramos Régis; Orlando Colavolpe e Salatiel Rodrigues de Souza.
Suplentes - João Paulo Koslovski; Wagner Guerra da Fonseca; Antônio Chavaglia; José Milton de Almeida; Eliseu Cardoso Viana.
Conselho Fiscal - Gecy Pungan; Agostinho dos Santos e José Merched Chaar (Efetivos). Marco Aurélio Cabral; José Pinto de Alencar e Jorge Meneses (Suplentes)
Conselho de Ética - Erivaldo de Jesus Araújo; Jadir Giroto e Valdir Bernardo Feller (Efetivos). Américo Utumi; Carlos Fabiano Braga e Agamenon Leite Coutinho (Suplentes). (Informe OCB)