AGRÁRIA: Cooperativa completa 59 anos de fundação

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A Cooperativa Agrária completou, nesta quarta-feira (05/05), 59 anos de história. Estabelecida em 1951 por imigrantes suábios do Danúbio (população de etnia e idioma alemães), a Agrária se tornou ao longo de quase seis décadas uma das mais tecnificadas cooperativas do Paraná. Hoje, a Agrária tem seu foco na produção de milho, soja, trigo e cevada (cervejeira) conta com cerca de 500 cooperados e 1.100 colaboradores. Em 2009, o faturamento alcançou R$ 1,13 bilhão.

Produtos agrícolas - Em produtos agrícolas, a Agrária tem se notabilizado pela qualidade e produtividade de lavouras de verão e inverno. Em 2008/2009, a produção chegou a 328 mil t no milho e 219 mil t na soja. Nas culturas de inverno (2009), os cooperados produziram 91,2 mil t de cevada e outras 91,3 mil t de trigo.

Indústrias - A Cooperativa possui quatro indústrias. A maltaria Agromalte foi ampliada em 2009, com investimento de R$ 164 milhões. A capacidade instalada elevou-se de 140 mil t/ano para 220 mil t/ano. Ano passado, a produção chegou a 201 mil t. A Agromalte também é representante da maltaria alemã Weyermann para a venda de maltes especiais no Brasil. Ainda em 2009, a Cooperativa industrializou 144 mil t de trigo (o Moinho Agrária trabalha com certificação ISO 22.000), elaborou 103 mil t de produtos em sua fábrica de rações e esmagou 476 mil t de soja na Indústria de Óleo.

Organizações - Além de entrepostos no distrito de Entre Rios, em Guarapuava, e em Pinhão, que reunidos somam capacidade de armazenagem em torno de 671 mil t, a Agrária abrange também quatro organizações coligadas: Colégio Imperatriz, Fundação Semmelweis, FAPA e Fundação Cultural Suábio-Brasileira. As coligadas realizam na prática o compromisso da Cooperativa com uma ação social voltada à educação, pesquisa e difusão de tecnologia agrícola (em eventos como Dia de Campo de Verão e WinterShow), saúde e preservação da cultura dos suábios do Danúbio.

Joint-venture - Num sistema de joint-venture, a Agrária e a empresa alemã Ireks GmbH estabeleceram, em 2004, no distrito de Entre Rios, outra indústria: a Ireks do Brasil. A empresa atua no setor de misturas para panificação e confeitaria. (Imprensa Agrária)

Conteúdos Relacionados