AGRICULTURA II: Cooperativas do PR sugerem a implantação de novos programas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Na reunião sobre o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) 2010/11, ocorrida na manhã desta segunda-feira (01/03), na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, o presidente da entidade, João Paulo Koslovski, apresentou ao ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, novos programas vinculados ao cooperativismo, os quais o setor está sugerindo para que sejam inseridos no novo Plano Safra. Para Koslovski, a reunião foi produtiva e a expectativa é bastante positiva em relação ao novo plano safra. "Normalmente, o ministro tem considerado as posições do Paraná em relação aos principais pleitos e esperamos que as novas propostas apresentadas hoje sejam contempladas no próximo Plano Safra. São programas fundamentais para que possamos ter um avanço em relação ao desenvolvimento de todas essas atividades. Acreditamos que haverá sensibilidade por parte do governo federal para implementação dessas propostas que tem como objetivo único melhorar o nível de produção e de produtividade no Paraná e no Brasil e, com isso, fortalecer a nossa economia", disse Koslovski.
Varejo - Entre as propostas apresentadas por Koslovski, está a criação do Programa de Varejo para o Cooperativismo, que prevê a disponibilização de recursos no âmbito do Prodecoop (Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária) para o desenvolvimento de projetos de intercooperação e de agregação de valor aos produtos industrializados pelas cooperativas. O Prodecoop, gerido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), destinou às cooperativas agropecuárias brasileiras o valor de R$ 3,3 bilhões de 2002 a 2009, consolidando-se como importante fonte de recursos para o setor. A ideia é propiciar condições para que o setor possa investir especialmente na agroindustrialização, em franca expansão entre as cooperativas, e, dessa forma, aumentar a oferta de produtos prontos para o consumo.
Pesquisa - As cooperativas também estão sugerindo a inserção do Programa Cooperativo de Pesquisa Agropecuária no PAP 2010/11. Por meio dele, seriam destinados R$ 100 milhões anuais, com prazo de reembolso de até 10 anos, com três de carência. Os beneficiários seriam as cooperativas de pesquisa agropecuária e fundações ligadas a cooperativas agropecuárias que investiriam os recursos na construção, ampliação e modernização de laboratórios de pesquisa; aquisição de equipamentos e softwares de informática; obras de modernização e construção de centros de pesquisa, programas de capacitação de pesquisadores, entre outros itens.