AGRICULTURA ORGÂNICA: Primeiro mercado de orgânicos do País é inaugurado em Curitiba

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi inaugurado nesta quinta-feira (12/02) o Mercado Municipal de Orgânicos de Curitiba. É o primeiro do gênero existente no País. Participaram da solenidade o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, e o prefeito Beto Richa. Também esteve presente o superintendente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. "O mercado de orgânicos apresenta grande potencial na Região Metropolitana de Curitiba. A constituição de uma cooperativa de produtores está em estudo, o que deverá se concretizar ainda este ano. É um passo fundamental a ser tomado já que o setor ainda carece de organização econômica, afirma Ricken.

Opções - O novo empreendimento possui 3.700 metros quadros e foi construído em uma área anexa ao Mercado Municipal, na Avenida 7 de Setembro. Resultado de uma parceria entre o município e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Mercado de Orgânicos terá como opções mais de mil tipos de produtos, certificados com selo de produto sem agrotóxicos e aditivos químicos. Para o secretário Valter Bianchini, o Mercado ajudará na comercialização permanente dos produtos. "É mais um importante equipamento que auxiliará na venda dos produtos orgânicos, incentivando ainda a escala de produção do setor", afirma Bianchini.

Crescimento - "Estamos tendo significativos resultados neste setor, com uma média de crescimento em torno dos 13,5% em relação à safra anterior. Hoje são cerca de 5.300 agricultores orgânicos em todo o Estado, com uma produção estimada em 107.230 mil toneladas entre leite, frutas, hortaliças, grãos e açúcar-mascavo", diz Valter Bianchini, lembrando também que em breve será criada uma estação estadual de pesquisa para novos estudos sobre a agricultura orgânica. Segundo dados do Departamento de Econômica Rural (Deral), o Paraná é o segundo maior produtor de orgânicos do País, ficando atrás somente de São Paulo. "A produção paranaense se destaca na diversidade da agricultura orgânica, mas o primeiro produtor nacional é São Paulo por causa de produção de cana-de-açúcar orgânica - principalmente de açúcar-mascavo - cuja escala é maior.

Legislação - Até o início do segundo semestre deste ano já estará em funcionamento os regulamentos do Ministério da Agricultura e do Abastecimento para a produção e comercialização de produtos orgânicos no País. O estabelecimento de normas para a produção e certificação de orgânicos já foi discutido em Curitiba durante a primeira reunião da Câmara Setorial de Orgânicos, depois da edição do decreto que atribui ao Ministério da Agricultura a responsabilidade pela fiscalização da produção de orgânicos. (Com informações da AEN)

Conteúdos Relacionados