AGRO: Frísia tem receita bruta de R$ 6,4 bi em 2023

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A cooperativa Frísia apresentou faturamento de R$ 6,45 bilhões no ano de 2023. O número é resultado da produção de 1.084 cooperados em municípios dos estados do Paraná e do Tocantins. O investimento da cooperativa está presente tanto em marcas próprias como nas do sistema de intercooperação. As informações foram apresentadas no último sábado (24/02), na Assembleia Geral Ordinária (AGO), na sede da cooperativa, em Carambeí (PR).

Fidelidade - O presidente da Frísia, Renato Greidanus, ressaltou que a fidelidade dos cooperados é fundamental para o sucesso da cooperativa. “O ano de 2023 foi bem desafiador no que se refere à captação de recursos e comercialização de safra. E, mesmo assim, chegamos ao fim do ano com números para nos orgulharmos. Apesar das dificuldades, a fidelidade dos cooperados e a estrutura do cooperativismo fez a gente chegar a bons resultados”, destacou. Estiveram também presentes na AGO o presidente executivo do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; além de representantes da Sicredi, Sicoob Sul, BRDE, Eecooper e da consultoria externa que faz análise das demonstrações contábeis da Frísia.

Leite - Ano passado, a Frísia produziu 334,7 milhões de litros de leite, crescimento de quase 7% sobre o período anterior. A produtividade média diária dos cooperados saltou de 3.342 litros para 3.680 litros. Em relação a grãos, as unidades operacionais do Paraná e Tocantins receberam, em conjunto, mais de um milhão de toneladas, sendo 818.066 toneladas no Paraná e 186.143 toneladas no Tocantins.

Soja - No estado do Paraná, em 22/23, a área de primeira e segunda safras de soja, cultura mais plantada pelos cooperados, permaneceu estável, com 120.910 hectares. Já a produtividade média de soja dos cooperados da Frísia no Paraná superou a média da região de Ponta Grossa e do estado, com 4.264 kg por hectare. Esse número, inclusive, ultrapassou a safra passada da Frísia, que foi de 3.986 kg por hectare.

Tocantins - Em relação ao Tocantins, a área dos cooperados em soja em 22/23 foi de 35.753 hectares, superando, e muito, a safra anterior que foi de 20.135 hectares. Em relação ao ciclo anterior, o investimento na conversão de áreas de pastagens degradadas em lavoura e a entrada de novos cooperados possibilitaram um aumento de aproximadamente 80% na área cultivada, segundo os dados do Relatório Anual de Sustentabilidade da cooperativa.

Capacidade de armazenagem - Atualmente, as 11 unidades de recebimento de grãos da Frísia têm uma capacidade total de armazenagem estática de 667 mil toneladas a granel e 28.650 toneladas ensacadas. Para o ano de 2024, está prevista uma ampliação dessa capacidade em 47 mil toneladas, com a conclusão de novos investimentos em silos de armazenagem nos entrepostos de Ponta Grossa I, Teixeira Soares e Tibagi, todos no Paraná.

Cooperados - No Paraná, onde a maioria das operações está localizada, estão presentes 938 cooperados. Já no Tocantins, onde está desde 2016, a cooperativa segue um processo de expansão e atualmente tem 146 cooperados. Os cooperados são distribuídos nos segmentos agrícola, pecuária leiteira e de corte, silvicultura e suinícola. A Frísia conta com 1.272 colaboradores, sendo 1.218 no Paraná e 54 no Tocantins.

Produção florestal e carne suína - No ano passado, os cooperados geraram 73,5 mil toneladas de produção florestal e 26,6 mil toneladas de carne suína. Para a pecuária de corte, a Frísia realizou parcerias com frigoríficos, facilitando a comercialização da carne de machos da raça holandesa.

Homenagens - Na AGO, a Frísia também realizou homenagem aos cooperados com significativas contribuições ao longo dos anos. Foram homenageados pelo Conselho de Administração os cooperados que completaram 60 anos de associação à Frísia - Manoel de Oliveira e Silva, Mario de Oliveira e Silva, Gustaaf Jacobus Timmermans e Dick Carlos de Geus - e também os cooperados com 50 anos: José Andre Krawczyk, Lauro Antonio Martins Taques, Odair Antonio Perreto, Thadeu Hampf e Werner Heinrich Schuller.

Sobre a Frísia - Em 2025, a Frísia completa um século de história. A cooperativa é a mais antiga do Paraná e segunda do Brasil, e tem como valores Fidelidade, Responsabilidade, Intercooperação, Sustentabilidade, Integridade e Atitude (FRISIA). Com unidades no Paraná e no Tocantins, em 2023 produziu 334,7 milhões de litros de leite, 1 milhão de toneladas de grãos, 73,5 mil toneladas de madeira e 26,6 mil toneladas de carne suína, resultado do trabalho de 1.084 cooperados e 1.272 colaboradores. Para promover o crescimento nos próximos anos, a Frísia desenvolveu o planejamento estratégico “Rumo aos 100 Anos”, um conjunto de propostas que visa aumentar a produção agropecuária e os investimentos com outras cooperativas e em unidades próprias. O planejamento da Frísia foi desenhado sob seis perspectivas principais: Sustentabilidade, Gestão, Mercado, Pessoas, Financeiro e Cooperados. Assim, seguirá a missão da cooperativa, que é disponibilizar produtos e serviços para gerar resultado sustentável a cooperados, colaboradores e parceiros. Saiba mais em frisia.coop.br. (Assessoria de Imprensa Frísia)

FOTOS: Patrícia Lucini

Conteúdos Relacionados