AGRO: Zydek recebe título de “Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon”
- Artigos em destaque na home: Nenhum
“Represento o melhor sistema econômico, social e ambiental do mundo, que é o cooperativismo. E essa honraria é estendida para todos que se dedicam e trabalham na Frimesa”, comemorou o diretor-presidente executivo da Frimesa, Elias José Zydek, ao usar a tribuna durante sessão solene do poder legislativo para entrega de título de “Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon”, na última sexta-feira (23/02).
Autor - A proposta de entrega da comenda à Frimesa é de autoria do vereador Juliano Oliveira, que através do ato, reconheceu as ações que a Cooperativa Central fez para o município, através de Zydek, que está há 45 anos atuando diretamente na gestão da cooperativa. “A fábrica de queijos da Frimesa é um patrimônio social para Marechal. Gera renda, empregos e mantém o agronegócio e os produtores no campo, dos quais, entregam a matéria-prima para a industrialização”, avalia o vereador.
Entre as mais modernas - A Unidade de Queijos foi inaugurada em 1990 e, na época foi reconhecida como uma das mais modernas da América Latina, promovendo a divulgação do município por todo o Brasil e países sul-americanos. No ano passado, o Parmesão da Frimesa, produzido na cidade, foi o grande vencedor do Prêmio Queijos do Paraná.
Cerimônia - A cerimônia durou em torno de uma hora e meia e foi composta por homenagens de familiares e mensagens dos líderes políticos presentes como do prefeito de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber. “Zydek aproveitou as oportunidades e a Frimesa tem ajudado a desenvolver as cidades onde está inserida. Que possamos estreitar cada vez mais os laços. Estamos orgulhosos com essa honraria”, reforçou.
Importância - O presidente da Câmara de Vereadores, Vanderlei Caetano Sauer, ressaltou a importância das cooperativas para o desenvolvimento do agronegócio. “É um reconhecimento por toda dedicação à nossa cidade”, ressalta.
Legados - Zydek finalizou seu discurso enaltecendo a importância de as pessoas deixarem seus legados na vida profissional e de relacionamento com as pessoas para que registre a passagem pela terra. “Trago comigo alguns aprendizados passados pelo meu pai que é o respeito pelas pessoas, humildade, verdade, fazer o que é certo e fazer tudo na medida”, finaliza.
Biografia - Elias Zydek nasceu nem Alecrim (RS), em 12 de junho de 1951. Filho de Francisco Zydek e Gentila Golfeto Zydek, casou-se com Dirce Zydek, com quem teve a filha Diele e o filho Diego.
Formação - É formado engenheiro agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) e especialista em Planejamento e Gestão de Negócios pela Faculdade de Administração e Economia da PUC-PR.
Carreira - Iniciou suas atividades profissionais na Emater-PR em 1974, onde permaneceu até 1975, quando passou a atuar até 1978 na Copersabadi como gerente técnico.
Sudcoop - Depois, assumiu como diretor executivo da Sudcoop, participando ativamente da fundação da empresa, a qual era formada por diversas cooperativas da região Oeste do Paraná, com a finalidade de incrementar e desenvolver a economia regional.
Coordenação - Em 1979, coordenou a equipe que projetou a aquisição pela Sudcoop do Frigorífico Frimesa, empresa que até então atuava apenas no abate de animais, mas que a partir de então passou para várias frentes de atuação, especialmente na área de laticínios.
Cargos - Como colaborador da Frimesa, Elias Zydek exerceu a função de superintendente industrial e, em 1997, foi promovido ao cargo de diretor-executivo, tendo participação decisiva na elaboração e implantação de projetos de expansão das unidades industriais da empresa, em especial em Marechal Cândido Rondon, transformando-a numa unidade modelo na fabricação de queijos.
Aquisição - Ainda na esteira de promover o desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon através da geração de emprego e renda, Elias Zydek atuou junto à Frimesa para a aquisição da Unidade de Abate de Suínos da empresa Radar, localizada no distrito de Novo Horizonte, fato que gerou 700 novos postos diretos de trabalho.
Empregos - Somados os 900 empregos gerados na unidade láctea instalada no município, a atuação da Frimesa em Marechal Cândido Rondon conta com 1.600 trabalhadores e proporciona outros milhares de empregos indiretos, promovendo o desenvolvimento do agronegócio local, especialmente nas atividades leiteira e suína.
Política - A aquisição de bens e serviços do comércio local também é uma política da Frimesa, promovendo, assim, emprego e renda nesse segmento.
Diretor presidente - Após 45 anos, no início de 2023, Elias Zydek foi alçado ao cargo de diretor presidente executivo da Frimesa. (Assessoria de Imprensa Frimesa)