AGROBRASÍLIA 2008: Tecnologia agrícola em destaque
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Começa nesta quinta-feira (10/04), a primeira edição da Agrobrasília, uma feira voltada especificamente para a difusão de tecnologia agrícola. O evento é uma iniciativa da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal - COOPA-DF, que completa, nesta terça-feira, dia 8 de abril, 30 anos de existência. A COOPA-DF conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Agricultura e da Emater-DF.
Expositores - A Agrobrasília reúne na região do Planalto Central mais de cem expositores, entre grandes empresas de máquinas, equipamentos e insumos agrícolas, e centros de pesquisas importantes da Embrapa (Embrapa Cerrados, Embrapa Hortaliças e Embrapa Arroz e Feijão), além dos ministérios da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e Integração Nacional. Os organizadores estimam que a feira proporcione aos seus expositores negócios da ordem de R$ 50 milhões de reais. A expectativa é que mais de 20 mil pessoas visitem os estandes e as lavouras demonstrativas nos três dias da feira. Entre as atrações está a área destinada a inovações para a Agricultura Familiar, com alternativas para a otimização do espaço e a melhora da rentabilidade da pequena propriedade.
Palestra Roberto Rodrigues - Às 14horas do dia 10, o ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, fará palestra sobre perspectivas e cenários para o agronegócio brasileiro. Atualmente Rodrigues é o presidente do Conselho de Agronegócio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Fiesp. Especialista em cenários, o agrônomo Roberto Rodrigues tem vasta experiência no setor agropecuário e também no cooperativismo. Rodrigues foi o único não europeu a presidir a Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entidade internacional que congrega as principais organizações de cooperativas do mundo. Também foi presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, OCB.
Integração Lavoura Pecuária - A Campo, juntamente com a Coopa-df e a Emater-DF, vai realizar um dia de campo para apresentar inovações no sistema ILP. A empresa vai apresentar aos produtores que visitarem a feira, as diversas possibilidades de recuperação de pastagens degradadas, a partir do plantio de lavoura associada a pasto, fazendo a rotação de culturas na mesma área. O especialista no assunto, o engenheiro agrônomo e consultor Ronaldo Trecenti, explica que há mais de 40 milhões de hectares de pastagens degradadas no Cerrado e que podem ser recuperadas com a utilização da ILP. (Imprensa Agrobrasília)