AGRONEGÓCIO I: Conab Leiloa 84,7% do arroz ofertado
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Durante o leilão de arroz desta segunda-feira (5), na Companhia de Nacional de Abastecimento (Conab), foram comercializados 84,7% do total ofertado (32,08 mil toneladas). Na próxima semana, mais uma rodada de leilão de arroz será realizada com uma oferta prevista entre 70 mil e 80 mil toneladas. Por motivos operacionais, não foi possível disponibilizar as 55 mil toneladas previstas. O cereal está armazenado nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Abastecimento interno - O diretor de Gestão de Estoques da Conab, Rogério Colombini, afirmou que o País dispõe de arroz suficiente para o abastecimento do mercado interno, que deve demandar, ainda, cerca de 9 milhões toneladas até o final do ano. De acordo com o diretor, a Conab dispõe de 1,3 milhão de tonelada em estoque e estima que outras 7,5 milhões de toneladas estejam em poder dos produtores e cooperativas do RS.
Alta do preço - Colombini salienta que a alta do preço do arroz, como a de outras commodities brasileiras, ocorre em função de fatores internacionais, como a queda de produção na Ásia, em função de questões climáticas, associados ao aumento do consumo mundial, a exemplo do que se acentua em diversos países africanos. "A expectativa com os leilões é manter o preço da saca em R$ 28. Com esta recomposição, o setor industrial fica capitalizado, o que poderá estimular o aumento da produção brasileira na próxima safra", concluiu. (Mapa)