AGRONEGÓCIO: Jornalistas elegem nova diretoria da AJAP
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Durante Assembléia Geral Ordinária, realizada nesta terça-feira (05/06), no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba, profissionais filiados à Associação de Jornalistas do Agronegócio do Paraná (Ajap), elegeram a nova diretoria da entidade para um mandato de dois anos (2007/2009). Fundada em 11 de maio de 2005, a associação era um antigo anseio destes profissionais, nasceu com o objetivo de promover a discussão, a divulgação de assuntos de interesse do agronegócio e, ao mesmo tempo, aprimorar o conhecimento dos profissionais que atuam no setor e de estudantes de jornalismo que desejam trabalhar na área.
Diretoria – A diretoria eleita é a seguinte: Presidente, Samuel Zanello Milléo Filho (Sistema Ocepar); Vice-Presidente, Paulo Roberto Domingues (Faep); Primeiro Secretário, Roberto Júnior Monteiro (Emater-PR); Segunda Secretária, Kátia Pichelli (Embrapa Floresta); Primeiro Tesoureiro, Marcos Garcia Tosi (Faep/CBN) e Segundo Tesoureiro, André Martin de Oliveira Franco (Senar-PR). Conselho Fiscal: Titulares - Ana Cecília Pontes de Souza (Sanepar), Maria Duarte (Folha de Londrina) e Vânia Casado (Seab); Suplentes - João Alceu Ribeiro (O Estado do Paraná), Gabriela Mainardes (DCI) e Guilherme Vieira (Avipar). Conselho Consultivo: Região de Curitiba, Marcos André Morgenstein (Banco do Brasil); Região de Ponta Grossa, Eliane Bernardo da Silva França (TV Esplanada/RPC); Região de Guarapuava, Erikson Rezende (TV Guairacá/RPC); Região de Londrina, Lebna Landgraf (Embrapa Soja); Região de Maringá, Rogério Recco (Cocamar/Flamma) e Região de Cascavel, Lurdes Tirelli (Coopavel/Univel).
Balanço – Segundo o presidente da entidade no biênio 2005/2007, Marcos Tosi, o ano de 2006 foi decisivo para a Ajap consolidar-se como proposta viável, de uma agremiação de jornalistas que une esforços na busca da excelência da comunicação dentro do setor agropecuário, com especial atenção às oportunidades de qualificação para jornalistas nesta área. “Conseguimos realizar dois eventos de porte, em setembro e novembro de 2006. Como entidade parceira, nossa associação apoiou o I Encontro de Jornalismo e Avicultura de Corte, realizado pelo Sindiavipar e pela Avipar dia 13 de setembro de 2006 em Maringá. Dois meses depois a própria Ajap planejou e organizou o encontro Imersão na Cadeia do Leite para Jornalistas”, lembra.
Imersão - Durante dois dias (10 e 11 de novembro de 2006) um grupo de 40 profissionais e alguns estudantes convidados aprofundou os conhecimentos sobre uma das cadeias do agronegócio mais importantes do Paraná: o leite. A iniciativa teve o apoio dos sistemas Faep e Ocepar, da Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite do Paraná (Conseleite) e Sindicato dos Jornalistas do Paraná. Houve palestras técnicas seguidas de visita aos laboratórios de análise da qualidade do leite da APCBRH; deslocamento a propriedades de gado de leite nos Campos Gerais e visitas à fábrica de queijos da colônia Witmarsum, em Palmeira, e à indústria Batávia, em Carambeí, no município de Castro. Participaram jornalistas dos principais veículos de comunicação do Paraná e três convidados dos jornais ''Folha de São Paulo'' e ''O Estado de S. Paulo''.
Novas parcerias – Segundo o presidente eleito da Ajap, Samuel Milléo Filho, um dos projetos para este ano, talvez ainda no primeiro semestre, colocar no ar uma página da entidade na internet. “Será um grande facilitador para divulgarmos não só a própria associação e seus objetivos, mas também os eventos que ainda pretendemos organizar em 2007”, ressaltou. Milléo afirmou que pretende dar continuidade aos projetos em andamento, como uma possível parceria a ser firmada neste ano com a Embrapa, através de um projeto de realização de seminários ao longo de dois anos por todo o estado, fortalecer o processo de filiação de um maior número de profissionais que atuam no setor ou mesmo aqueles que tenham afinidade com o tema rural. “Sabemos que ninguém faz nada sozinho, por isso contamos com um grupo bastante afinado na diretoria eleita, com outros colegas que se filiaram ou pretendem se filiar e apoiam esta iniciativa e também entidades como o Sindijor, Sindicato dos Jornalistas de Londrina, Faep, Ocepar, Avipar, Sindiavipar, Sindicarne e demais associações de classe e empresas que atuam no setor rural do Paraná”, frisou Milléo Filho.