ÁGUAS DO AMANHÃ: União em prol do Iguaçu sai do papel
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com a presença de autoridades locais e representantes de diversos setores da sociedade, o projeto Águas do Amanhã foi lançado oficialmente em evento na última segunda-feira (14/06), em Curitiba. O Sistema Ocepar foi representado na solenidade pelo coordenador de Comunicação e Marketing, Samuel Milléo Filho, e pelo analista Gilson Martins. O programa de ações encampado pela Rede Paranaense de Comunicação (RPC) tem como objetivo principal sensibilizar e mobilizar a comunidade para os problemas da bacia hidrográfica do Rio Iguaçu, que, na região de Curitiba, tem suas águas bastante poluídas. Além da produção de conteúdo jornalístico e de campanhas de marketing, o Águas do Amanhã contempla uma ampla discussão técnica em busca de soluções conjuntas para despoluir o rio e gerenciar melhor nossos recursos hídricos.
Apoio - Durante o evento, entidades ligadas principalmente ao setor público comprometeram-se a apoiar a iniciativa e a participar de um diálogo amplo em busca de soluções para reverter o grave quadro ambiental do principal rio do estado. "Todos temos a responsabilidade de preservar essa riqueza. A RPC acredita que somente juntos poderemos garantir a qualidade de nossas águas", resumiu Mariano Lemanski, vice-presidente do grupo. O projeto ganhou o apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR) - que firmou um convênio técnico-científico com a RPC -, da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Fundação Roberto Marinho.
Conselho - Para orientar as diretrizes técnicas do Águas do Amanhã, foi criado um conselho permanente, formado por representantes de diversos setores da sociedade. São eles: Mariano Lemanski; José Roberto Borghetti, consultor das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO); Zaki Akel Sobrinho, reitor da UFPR; Eduardo Felga Gobbi, engenheiro ambiental e professor da UFPR, Clarice López de Alda, diretora executiva do Instituto RPC, Milena Seabra, diretora de marketing corporativo da RPC, Saint-Clair Honorato Santos, procurador de justiça do Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná; Jorge Callado, secretário estadual do Meio Ambiente; José Antônio Andreguetto, secretário municipal do Meio Ambiente de Curitiba; Hélio Pimentel, diretor do Lupaluna Ambiental; Maria Arlete Rosa, diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar; Alcidino Bittencourt Pereira, coordenador geral da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec); Clóvis Borges, diretor executivo da ONG Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS); Antonio Ostrensky Neto, coordenador do Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA), da UFPR; e Ariel Scheffer da Silva, gerente de Meio Ambiente do HSBC.
Fóruns - Também durante a cerimônia foram anunciadas publicamente as datas dos quatro fóruns técnicos temáticos, que irão discutir os problemas em torno da bacia do Alto Iguaçu, fazer um levantamento das ações e projetos em cada setor e tentar aliar os discursos. O primeiro desses fóruns - dedicado ao poder público - será no dia 19 de julho; o segundo, cujo tema é a sociedade civil, será em 23 de agosto; indústria, comércio e serviços serão o assunto do terceiro fórum, que vai acontecer em 27 de setembro; e, em 18 de outubro, o último fórum discutirá a agropecuária, fechando o ciclo de debates. (Com informações da Gazeta do Povo)