AMIDO DE MANDIOCA: Industrial paulista assume presidência da ABAM
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O industrial Antonio Donizetti Fadel assume a Presidência da ABAM (Associação Brasileira dos Produtores de Amido de Mandioca) nesta quinta-feira (24/09), em cerimônia a ser realizada na ACIM (Associação Comercial e Industrial de Maringá), no Estado do Paraná, às 18h30. Fadel é sócio proprietário da indústria de fécula / amido de mandioca Halotek-Fadel, estabelecida no Município de Palmital, no Oeste de São Paulo, fundada no ano de 1991. Substitui no cargo o industrial paranaense Ivo Pierin Júnior, devendo conduzir a ABAM pelos próximos dois anos.Sócio fundador - Esta é a terceira vez que Fadel preside a ABAM. Ele foi um de seus sócios fundadores, tendo assumido sua presidência nos períodos de 1999 a 2001; e, interinamente, de setembro de 2006 a maio de 2007. Responde, atualmente, pelo cargo de Presidente do Simesp (Sindicato das Indústrias de Mandioca do Estado de São Paulo). É, também, membro do Conselho da Divisão de Agronegócios da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Pesquisa - Com perfil voltado à busca do desenvolvimento fundada na evolução da pesquisa e da tecnologia, Fadel pretende consolidar parcerias com órgãos de pesquisas. Suas diretrizes para a condução da ABAM, baseadas em estudo técnico elaborado pelo Cepea-Esalq/USP (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), incluem ainda o fortalecimento organizacional da cadeia produtiva da mandioca. Para isso, ele apresentará aos associados proposta de se promover a união de empresas de menor porte, com vistas a aumentar sua atuação no mercado. Pretende, também, promover maior integração entre o produtor e a indústria, incentivando a realização de eventos que possibilitem a troca de experiências e a disseminação das tecnologias disponíveis, e novas, além de procurar despertar no produtor de mandioca a consciência da importância de sua participação no processo de desenvolvimento do setor.
Competitividade - Outro aspecto relevante apontado por Fadel é a competitividade do amido de mandioca em relação a amidos substitutos, principalmente o amido de milho (seu maior concorrente), cujo perfil está se voltando, cada vez mais, à modificação genética. Conforme o industrial, muitos produtores estão plantando milho transgênico. Porém, em alguns segmentos de mercado em que o milho concorre com a mandioca, este ganhará destaque, pelo fato de ser um produto 100% natural. "Muitos segmentos não vão querer rotular seus produtos como transgênicos, se utilizarem o milho, e tenderão a absorver o amido de mandioca. O setor de alimentos, que é o maior consumidor do nosso amido - em torno de 70% - tenderá a crescer ainda mais", observa. (Assessoria de Imprensa)