ANTIDUMPING: Stephanes apóia redução da alíquota de importação do glifosato chinês

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Em reunião nesta terça-feira (3/02), com deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, manifestou apoio à proposta da bancada de redução a zero da alíquota de importação (dumping) do glifosato chinês, utilizado em herbicidas para a agricultura. Diante do tema colocado em pauta pelos parlamentares Luis Carlos Heinze (PP-RS) e Waldemir Moka (PMDB-MS), Stephanes afirmou que no encontro da Câmara de Comércio Exterior (Camex), marcado para quinta-feira (5/02), defenderá a adoção da medida.

Custos de produção - Ao falar sobre a importância da revisão da sobretaxa, Heinze destacou que os produtores rurais clamam pela diminuição dos custos de produção. "Ao discutir esse assunto os ministros que compõem a Camex têm que levar em conta a necessidade de baratear o custo da lavoura", ressalta. Além disso, o parlamentar evidencia que caso a alíquota seja zerada a produção da matéria-prima de defensivos mais usada no país será estimulada. Atualmente o produto importado da China é taxado em 2,9%. A revisão da taxa antidumping está prevista na Circular da SECEX nº5, de 11 de fevereiro de 2008.

Composição - A Camex é composta pelos ministros do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; da Casa Civil; das Relações Exteriores; da Fazenda; da Agricultura; do Planejamento e do Desenvolvimento Agrário. (Deputado Luiz Carlos Heinze)

Conteúdos Relacionados