ARTIGO: Recursos Humanos: reter talentos é o caminho!

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

*Leandro Roberto Macioski 

Na maioria das organizações esse é um processo complexo porque numa época em que a capacidade de inovar, de mudanças contínuas são fatores críticos de sucesso, algumas empresas ainda contratam colaboradores seguindo regras e parâmetros pré-definidos e deixando de lado a valorização do talento e do potencial do futuro colaborador. Uma visão mais ampla sobre as capacidades individuais facilitará a gestão de estratégias funcionais.

As empresas que conseguirem reinventar sua forma de reter seus talentos, por exemplo, com uma gama de benefícios atraentes, diferenciados e customizados (por exemplo, oferecendo um MBA para um colaborador com potencial); esse investimento certamente será compensado nos resultados apresentados pelo empregado.

Surge então uma nova abordagem: a Gestão de Talentos. Entendo que gerir talentos é bem diferente de gerir recursos humanos, pois esses talentos são para a organização sua vantagem competitiva - profissional diferenciado gera a empresa "royalties" e agrega  valor ao seu negócio. E, cada vez mais, as empresas precisam de profissionais eficazes, com o perfil de solucionador de problemas.

Para migrar para uma abordagem de Gestão de Talentos, a empresa necessita de um processo que contemple um sistema de avaliação confiável, já que todos devem saber como funciona e quais são as competências valorizadas para que o processo seja o mais transparente e justo possível.

Os talentos são elementos de grande valor estratégico e devem ser blindados contra os ataques da concorrência, já que este tipo de profissional sempre receberá convites para mudar de emprego. Políticas de treinamento e capacitação profissional são primordiais no processo de retenção de talentos, e aqui entra a gestão por competências, mas deve-se criar ambientes para que essas competências sejam exploradas e não sub-utilizadas, o que pode gerar frustração para o colaborador e para a organização.

Devemos definir uma equação que possibilite que o indivíduo forneça conhecimentos, habilidades e atitudes e a empresa imponha desafios e metas. Se isso ocorrer, um passo será dado para reter  profissionais talentosos, pois esses sempre estarão em constante evolução e aprimoramento e a empresa tende a maximizar seus resultados.       

* Leandro Roberto Macioski  é analista de Desenvolvimento Humano do Sescoop-PR

Conteúdos Relacionados