ASSEMBLÉIA GERAL: Ocesc divulga balanço do cooperativismo catarinense

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 200 dirigentes de todos os ramos do cooperativismo catarinense estão reunidos em Florianópolis nesta sexta-feira, 20/04, para discutir os novos desafios do setor durante assembléia geral da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). O encontro iniciará às 10 horas no auditório do Hotel Slaviero Slim e discutirá o projeto de nova lei geral do cooperativismo. Ao meio-dia, o presidente da Ocesc, Neivor Canton, concederá entrevista coletiva, durante almoço com os jornalistas, para anunciar o desempenho das cooperativas catarinenses em 2006. Os números do cooperativismo revelarão os ingressos totais do período, o faturamento global das cooperativas filiadas à Ocesc, as sobras, o patrimônio líquido, a expansão do quadro social etc. Serão destacados os principais ramos do cooperativismo – agropecuário, saúde, crédito, transporte e infra-estrutura. A Organização das Cooperativas de SC é formada por 263 cooperativas dos ramos agropecuário, consumo, crédito, educação, especial, habitação, infra-estrutura, mineração, produção, saúde, trabalho e transporte. No conjunto, essas cooperativas reúnem mais de 700.000 cooperados (associados), o que permite concluir que – considerados os familiares – um terço da população de Santa Catarina está diretamente vinculado ao cooperativismo.
Programa - A programação inicia às 8 horas da manhã, quando reúnem-se o conselho fiscal do Sescoop/SC e os conselhos de administração da Ocesc e do Sescoop/SC. Às 10 horas terá início a assembléia geral da Ocesc para apreciar o relatório do conselho de administração e o balanço patrimonial  2006, o  plano de trabalho e proposta orçamentária para 2007. Em seguida, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado catarinense Odacir Zonta, palestrará sobre a agenda legislativa do cooperativismo. Às 12 horas haverá almoço-entrevista. Às 14 horas, as cooperativas do ramo trabalho se reunirão com o assessor jurídico da OCB, Guilherme Gomes Krueger, para discutir a CLT, a lei 5764/71 e a tributação do INSS.
         
Véspera - As entidades que integram o sistema cooperativista aproveitarão o encontro da Ocesc para reunir seus dirigentes na véspera. No dia 19, a partir das 14 horas, estarão reunidos separadamente os presidentes e gerentes de cooperativas de crédito filiadas ao Sicoob/SC, os presidentes de cooperativas de eletrificação rural filiadas à Fecoerusc e os presidentes de cooperativas agropecuárias filiadas à Fecoagro. (MB Comunicação)

Conteúdos Relacionados