ATUALIZAÇÃO: Treinamento para a classificação e análise de grãos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Visando minimizar problemas relativos à comercialização de grãos, tanto no ato da compra como na venda, o Centreinar promove, de 25 a 29 de fevereiro, em Viçosa-MG, o Curso de Classificação e Análise de Grãos. O desconhecimento das características ou padrões de classificação de grãos traz prejuízos para compradores e vendedores e também problemas de ordem litigiosas e judiciais. Durante as 40 horas/aula do treinamento serão tratados tópicos como: introdução ao armazenamento. amostragem, determinação de umidade e impurezas, legislação. Padronização, teoria de classificação. práticas de classificação - produtos: arroz, sorgo, trigo, milho, soja e feijão.

Objetivo - O Curso de Classificação e Análise de Grãos, oferecido pelo Centreinar, tem por objetivo dar ao participante a oportunidade de conhecer as técnicas corretas de coleta de amostras e determinação de umidade, utilizando-se equipamentos padrões e de identificação de "defeitos" e impurezas em amostras de grãos. Além de proporcionar uma visão sobre as condições e estruturas de armazenagem de grãos e das exigências de qualidade oficial e de mercado, com base nas novas leis de armazenagem (Lei nº 9973 de 29 de maio de 2000) e da classificação de grãos (Lei nº 9972 de 25 de maio de 2000).

Prática - Os participantes terão oportunidade de praticar os procedimentos de classificação de arroz, sorgo, trigo, milho, soja e feijão. Entretanto, o curso não credencia os treinandos a atuar como Classificador Oficial, uma vez que a carga-horária exigida pelo MAPA é de 216 horas. Para obter o credenciamento junto ao MAPA é necessário realizar o curso de Formação de Classificadores de Grãos.

 Inscrições - As inscrições para o curso de classificação e análise de grãos são efetuadas pela Internet, no seguinte endereço: www.centreinar.org.br/index.php?var=inscricao&id=12.

Conteúdos Relacionados