AUTOGESTÃO: Cooperativas das regiões Norte e Nordeste conhecem sistema

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O analista econômico-financeiro da Gerência de Desenvolvimento e Autogestão do Sistema Ocepar, Emerson Barcik, esteve em diversas cooperativas das regiões Norte e Noroeste do Estado, nessa semana, apresentando o Sistema AutoGestão e suas funcionalidades. Em Paranavaí, foi realizada a primeira visita após a filiação da CM3 Cooperativa Agroindustrial à Ocepar. Emerson foi recebido pelo presidente Paulo Edson Pratinha Alves, pela diretora geral, Elizette Belido Colins, e pela contadora da cooperativa, Nadir Martins Pinkoss. Além de tratar sobre Autogestão, o analista discorreu a respeito do Sistema Ocepar, entregou a legislação cooperativista, publicações e outros materiais institucionais e de orientações, elaborados pelo Sescoop/PR. A CM3 é uma cooperativa do ramo Agropecuário, cujas principais atividades são a produção de fécula de mandioca, com capacidade para 100 mil toneladas/ano, e fornecimento de insumos agropecuários.                     

Outras cooperativas - O analista esteve ainda com contadores e agentes de autogestão das cooperativas Cativa e Uniodonto Londrina, de Londrina, Casb, de Assaí, Coocam, de Cambará e Unimed Norte Pioneiro, de Jacarezinho. Ele esclareceu as dúvidas e mostrou as formas de aplicação do Sistema AutoGestão. "Nessa demonstração são os usuários que operam o sistema, conhecendo as funções e relatórios disponíveis, o que geralmente acaba despertando a curiosidade deles devido à possibilidade de interação como o sistema, conforme a necessidade da cooperativa, e também pelos diversos formatos de relatórios de análises", afirma Barcik. A contadora da Casb, Julia Junko Ueda Ushigoshi, afirmou que, embora tivesse participado da reunião de divulgação e já estivesse utilizando a algum tempo, não conhecia todas as funcionalidades do sistema. "A gente o utilizava, mas não conhecia todas as ferramentas disponíveis", destaca.

Objetivo - Na avaliação do analista, o objetivo das reuniões foi alcançado satisfatoriamente, pois os participantes mostraram-se receptivos à utilização do sistema. "O mais importante nas visitas é constatar que, ao conhecer todas as funcionalidades, o usuário vê o Sistema AutoGestão como uma ferramenta útil à gestão da cooperativa", finaliza Barcik.

Conteúdos Relacionados