AUTOGESTÃO: Ocepar apresenta sistema exclusivo para análise de balanços
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Um sistema exclusivo, desenvolvido pela área de Autogestão do Sistema Ocepar, decretou de vez o fim de disquetes e CDs para envio de dados das cooperativas. "Muito mais que isso, o Sistema de Acompanhamento e Monitoramento de Cooperativas (AutoGestão) traz várias inovações, inclusive, o fato de substituir outros programas, como o Excel e Open Office, utilizados na elaboração das análises econômicos e financeiras", explica o gerente de Autogestão do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, Gerson Lauermann. A novidade foi apresentada na manhã desta segunda-feira (31/03), na sede do Sistema Ocepar/Sescoop-PR, em Curitiba, para 25 técnicos e analistas de cooperativas de crédito, agropecuária, saúde, infra-estrutura e transporte da Região Centro Sul do Paraná. Amanhã a apresentação continua, desta vez para as cooperativas da Região Sudoeste. O lançamento oficial do novo sistema será na próxima segunda-feira (07/04), durante a AGO da Ocepar. A partir de terça-feira (08/04), o AutoGestão já estará disponível para utilização das cooperativas.
Acesso fácil e rápido - A apresentação já foi realizada em três regiões do Estado (Norte, Noroeste e Oeste), com a participação de cooperativistas dos ramos agropecuário, saúde, crédito, transporte, infra-estrutura e mineral. "Ao mostrar as funcionalidades do AutoGestão, notamos a empolgação dos técnicos que irão operá-lo, pois este sistema, além de substituir outras ferramentas, facilita a elaboração de relatórios e balanços, e agiliza o envio de dados das cooperativas para o Sistema Ocepar", afirmou Gerson Lauermann. O gerente ressalta ainda que o sistema permitirá que todas as análises da cooperativa sejam visualizadas em qualquer lugar do mundo por meio da Internet. "O acesso se dará pela página do Sistema Ocepar. Bastará entrar com login e senha", explica.
Funcionalidades - O coordenador da área de Autogestão, João Gogola Neto, conta que o sistema é exclusivo do Paraná, mas já há outros estados interessados em utilizar a ferramenta. "O interesse existe porque o AutoGestão revoluciona em vários aspectos", diz. De acordo com o coordenador, as funcionalidades do AutoGestão incluem banco de fórmulas, relatórios de pré-análises, gráficos em diversos formatos, emissão de quatro gráficos na mesma tela, emissão de relatórios de resultados em outras moedas, conversão de indicadores em outros índices de inflação. Existe também a possibilidade do sistema importar diretamente arquivo de informações gerados pelos seus ERPs (Enterprise Resource Planning) ou também chamados SIGE (Sistemas integrados de Gestão), garantindo desta forma a segurança nas informações e excluindo o retrabalho de inputs no processo.
Para todos os ramos - "O sistema está pronto para atender os 13 ramos do cooperativismo, inclusive aqueles que possuem regulamentações próprias, como os ramos crédito e saúde. Para estes o sistema está pronto para ler os arquivos enviados para suas agências reguladoras", explica Gogola. O sistema AutoGestão, atualmente pode ser contemplado na classe de software BI (Bussiness Inteligence), que além de ser flexível emite relatórios com saídas intuitivas para tomas de decisões e análises.