BALANÇO SOCIAL: Divulgar, avaliar e multiplicar ações
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Atuar com responsabilidade social é adotar uma gestão alicerçada em ações de cidadania, qualidade de vida, bem-estar social, desenvolvimento sustentável, preocupação com o meio ambiente, ética nos negócios e no bom relacionamento com funcionários, clientes, fornecedores, acionistas e comunidade. O assunto não chega a ser novidade. No Brasil, os debates sobre o tema começaram a ganhar espaço nas décadas de 50 e 60, a partir do entendimento de que a uma organização, independente da sua atividade econômica, porte e região onde atua, incide direta e indiretamente na vida das pessoas e no ambiente que a rodeia. No sentindo reverso, os seus diversos públicos, que ganharam o nome de stakeholders, também influenciam a atuação e até os resultados econômicos desta organização.
Modelo de gestão - Este entendimento deu origem a um novo modelo de gestão. Mas o que era novidade para a grande maioria das empresas brasileiras, já vinha sendo praticado pelas cooperativas do país, já que o modelo cooperativista traz consigo desde a sua origem princípios e valores morais, sociais e éticos. Tanto é assim que no Paraná, tradicionalmente, as cooperativas investem em ações voltadas à educação, saúde, cultura, lazer e meio ambiente, beneficiando funcionários, cooperados, familiares e a comunidade.
Diferentes metodologias - Mas não basta fazer. Mostrar o que está sendo feito é igualmente importante para quem assumiu o compromisso de agir com responsabilidade social. Para ajudar nesta empreitada, existem os relatórios sociais, também chamados de balanço social. Não existe um modelo único e padrão para elaboração deste tipo de publicação que nada mais é do que um conjunto de informações sobre os planos, projetos, benefícios e ações ambientais e sociais da organização. O que existe no Brasil são diferentes metodologias, como as diretrizes do Global Reporting Initiative (GRI), os indicadores do Instituto Ethos, e o modelo de Balanço Social do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).
Cooperativas do Paraná - No setor cooperativista, em especial no Paraná, o Sistema Ocepar (Sindicato e Organização das Cooperativas do Paraná, Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo e Federação e Organização das Cooperativas do Paraná), também dá a sua contribuição, publicando anualmente o Balanço Social das Cooperativas do Paraná, uma edição especial da Revista Paraná Cooperativo que traz um resumo das ações realizadas pelas cooperativas ao longo do ano.
Multiplicar ações - Além de dar transparência às informações relativas ao cooperativismo paranaense, o Balanço Social das Cooperativas do Paraná também se revela um instrumento estratégico para avaliar e multiplicar as ações de responsabilidade social, além de mostrar a postura do setor em relação à preservação dos recursos naturais, gestão de Recursos Humanos (remuneração, benefícios recebidos e investimentos com treinamento de funcionários), valorização das pessoas e benefícios para a comunidade em que as cooperativas estão inseridas.
Instituto Ethos - "A Responsabilidade Social é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torna parceira e corresponsável pelo desenvolvimento social. A empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir os interesses das diferentes partes E incorporá-los nos planejamentos de suas atividades."
Paraná Cooperativo - Na edição de amanhã (27/01) do Informe Paraná Cooperativo iremos abordar sobre os investimentos realizados pelas cooperativas do Paraná em ações sociais.