BALANÇO SOCIAL: Encontro Estadual de Cooperativistas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Realizado anualmente pelo Sistema Ocepar, o Encontro Estadual de Cooperativistas é um reflexo da força e importância do setor no Paraná. Em 2009, o evento reuniu cerca de 2 mil pessoas, entre dirigentes, cooperados, funcionários, lideranças e demais colaboradores de cooperativas. O evento, realizado no Teatro Positivo, em Curitiba, também foi prestigiado pelos ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Planejamento, Paulo Bernardo, o vice-governador Orlando Pessuti, o secretário de estado da Agricultura, Valter Bianchini, o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, deputados federais e estaduais, senadores, o prefeito de Curitiba, Beto Richa, e representantes de diversas instituições parceiras, como BRDE, Faep, Emater, Sebrae, Associação Comercial do Paraná, entre outras.
Ações realizadas - O objetivo do Encontro Estadual de Cooperativistas é apresentar as ações realizadas pelo Sistema Ocepar/Sescoop-PR durante o ano, comemorar as conquistas obtidas pelo cooperativismo e alinhavar as principais reivindicações do setor para o próximo ano. O evento também se transforma em palco para apresentações culturais, iniciativa que visa valorizar e reconhecer os talentos artísticos dos cooperativistas, e de homenagens a pessoas que contribuíram com o cooperativismo ao longo do ano. Este ano, o presidente da cooperativa Coasul, Paulino Fachin, e o gerente de acompanhamento e recuperação de crédito do BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), Werner Tschoeke, foram homenageados com o Troféu Ocepar 2009, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao cooperativismo paranaense.
Homenagens - Também os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e do Planejamento, Paulo Bernardo, foram homenageados com o Troféu "Cooperativas Orgulho do Paraná", em reconhecimento ao apoio dado ao cooperativismo paranaense. Ao receberem os seus troféus, os ministros destacaram a importância social e econômica das cooperativas e a credibilidade conquistada pelo setor. "A solução para a agricultura e para as agroindústrias são as cooperativas. É nelas que o governo precisa investir cada vez mais", disse o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. "A todo momento, nós recebemos instituições que nos fazem reivindicações justas. Algumas nós conseguimos atender, outras não. Mas no caso das cooperativas, as demandas são recebidas com muita credibilidade. O presidente Lula vê com muito carinho o cooperativismo porque é um setor formado de gente competente, gente séria. Vocês falam por esse povo e não pelo interesse de uma empresa ou outra. Nós sabemos da importância social e econômica das cooperativas e do seu enraizamento. Aqui no Paraná, então, é um show. Por isso, nós reafirmamos a nossa disposição em continuar a fazer parceria com o segmento", ressaltou o ministro Paulo Bernardo.